Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROTEÇÃO ANIMAL

Abandono de cães continua nas proximidades do Abrigo São Francisco de Assis

Três cães debilitados foram abandonados em frente ao Abrigo São Francisco de Assis, em Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul. O fato aconteceu na última terça-feira, 10. A responsável Fátima Garcia acredita que a divulgação do endereço para incentivar a adoção de animais acaba tendo um resultado negativo ao estimular o abandono de cachorros nas proximidades do local.

Ela comunicou o Canil Municipal, que recolheu os animais debilitados. Um quarto cão abandonado, sem problemas de saúde, foi incorporado ao abrigo. “Eu não poderia, por causa do processo de fechamento do abrigo. Prometeram que iriam recolher esse também, inclusive para castrá-lo”, disse Fátima.

O abrigo vai encerrar as atividades em três anos. Atualmente, o local mantém 260 cães. A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade colocou exigências em relação a adequações necessárias para que o local pudesse continuar em funcionamento, após denúncias feitas ao Ministério Público. Para Fátima, o ideal seria que dez animais fossem doados por mês para deixar somente os idosos no local.

Publicidade

LEIA MAIS: Abrigo São Francisco de Assis anuncia que encerrará atividades

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Juliana de Souza Pornn, o abandono de animais é crime. Ela explica que o Canil Municipal acolhe os abandonados em locais públicos. Quando são acionados, um protocolo de recolhimento é realizado. “Um item observado é a condição de saúde. Damos prioridade para atender animais debilitados. Porém, o canil já está superlotado”, explica a secretária.

Ela orienta que o abrigo divulgue, nas redes sociais e meios de comunicação, um pedido para que as pessoas não abandonem os animais em frente ao local. O número do Canil Municipal é o 3719 1170. Já a Secretaria de Meio Ambiente pode ser contatada pelo 3713 8242. Para quem deseja adotar algum animal do abrigo São Francisco, o telefone é o (51) 9 9958-6465. A página no Facebook é facebook.com/abrigo.asfa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pandemia prejudica ações da causa animal; saiba como ajudar

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.