Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradicionalismo

Espaço Memórias do Enart está aberto à visitação em Santa Cruz

Para matar um pouquinho a saudade do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo instalou, no hall do Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, um espaço alusivo ao maior festival de arte amadora da América Latina. Idealizado nos mesmos moldes do Memórias da Oktoberfest, o local permanecerá decorado pelas próximas duas semanas e aberto a visitação, no horário das 9 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia.

A ideia, segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carina Inês Panke da Silva, é preencher uma lacuna, uma vez que o evento não pôde ser realizado este ano, em razão da pandemia. “Esperamos que em 2021 tenhamos o Enart de volta, uma festa tão importante para o nosso Estado, porém não poderíamos deixar simplesmente passar em branco”, disse ela.

LEIA TAMBÉM: Lives temáticas integram programação alusiva ao Enart

Publicidade


E como não poderia deixar de ser, música foi o que não faltou para ativar as recordações. Acumulando 14 troféus, entre primeiro e segundo lugar, o músico Aldomiro Gomes da Rosa, 90 anos, foi a atração na abertura do espaço. Natural de Cachoeira do Sul, mas radicado em Santa Cruz do Sul há muitos anos, ele mandou ver no bandoneon, arrancou aplausos e ganhou a admiração dos presentes.

Devido à idade avançada, o músico já não participou das duas últimas edições do Enart, mas mostrou que não perdeu o jeito. Da mesma forma o amigo, também instrumentista Mário Becker, 75 anos. Ele conta que já participou de 20 edições do Enart, por cinco vezes tirou o terceiro lugar na gaita de boca e diz que segue aprendendo.


LEIA TAMBÉM: MTG confirma cancelamento do Enart 2020

Publicidade

Quem passar pelo espaço Memórias do Enart poderá apreciar belas fotografias e acompanhar imagens de momentos significativos de edições anteriores, publicações, instrumentos musicais, troféus e trajes femininos e masculinos, utilizados por grupos campeões na modalidade danças tradicionais.

Parte dos materiais foram cedidos pelos CTGs Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, Lanceiros de Santa Cruz e Rincão da Alegria, ambos de Santa Cruz do Sul. O ato contou com a participação de membros da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), 5ª Região Tradicionalista, ex-presidentes e ex-coordenadores do Enart e servidores da prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Exposição reúne imagens e objetos de várias edições da Oktoberfest

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.