Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: veio a chuva na região; e também o granizo

Lavoura de tabaco destruída por granizo em Lagoão

Olá, pessoal! Tudo bem? A chuva retornou à região nessa segunda-feira, 16. Isso foi providencial, porque as lavouras, em especial as de tabaco, estavam precisando muito de água para seguir no pleno desenvolvimento das plantas. Caso não tivesse chovido, a safra ficaria comprometida.

Em virtude dessa precipitação, optamos por não seguir na colheita, como previsto, mas ao longo da semana vamos encher ao menos mais uma fornada, da estufa de grampos. Nesta mesma época, em 2019 já havíamos concluído a colheita em parcela de 15 mil pés.


E se por aqui a gente ficou contente com essa chuva, em outras localidades ela veio acompanhada de granizo. Foi o que se verificou em Lagoão, de onde me enviaram a foto acima, em que um agricultor teve sua lavoura completamente destruída. É um prejuízo muito grande para uma família, justamente quando ela aguardava pela chuva. É o drama da atividade na agricultura, que precisa ser conduzida a céu aberto.

Publicidade

O tabaco apresenta excelente qualidade

A chuva estava se mostrando muito necessária nesse período, para que as lavouras pudessem concluir bem o seu desenvolvimento. Mas se as plantas precisavam de água, é bem verdade também que a alternância dos dias de chuva com a boa luminosidade e calor assegura uma qualidade excepcional às folhas de tabaco. Na foto abaixo fica evidente o quanto o tabaco bem-conduzido, tirando-se as folhas realmente maduras, e colhendo no ponto e no momento certo, seca muito bem. É um produto que dará muito pouco trabalho na hora da classificação, em tom amarelo, sem a classe R, apenas sendo necessário separar as folhas mais longas das mais curtas. Assim, ele estará pronto para ser comercializado.

Que a agricultura mereça a devida atenção

No domingo foram eleitos os novos prefeitos e vereadores nos municípios de toda a região. Desejamos que as novas lideranças agora deem a devida atenção à agricultura, cuja importância foi tantas vezes citada na campanha, na qual se lembrou que o campo segurou as pontas da economia durante a pandemia. Que agora as demandas e as necessidades de quem produz riquezas no campo e alimenta a sociedade sejam devidamente lembradas e atendidas, e que todos possam desempenhar devidamente o seu papel em favor do bom desenvolvimento e do progresso, é o que almejamos.

LEIA MAIS: Chuva ameniza a estiagem, mas ainda é insuficiente

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.