Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Em obras

Calçadão da Floriano: Prefeitura trabalha na regularização provisória das calçadas

Foto: Lula Helfer

Trabalho inclui regularização provisória das calçadas e colocação de tampas de drenagem

O trânsito de veículos na Rua Marechal Floriano, a principal de Santa Cruz do Sul, está liberado desde a tarde de quinta-feira, 19. Até janeiro não haverá nenhuma interrupção na rua, pois a empresa responsável deve se concentrar nos próximos dias na regularização provisória das calçadas e na colocação de tampas de drenagem na quadra entre as ruas Tiradentes e Sete de Setembro, onde já está em execução o passeio público.

A medida também atende a um pedido feito por comerciantes, por causa do grande fluxo de pessoas na área central com a aproximação das festas de fim de ano, em decorrência da impossibilidade de estacionar na proximidades dos estabelecimentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, até o momento 10% das obras de revitalização do calçadão foram executadas. O secretário Jeferson Gehrardt explica os motivos para o atraso e afirma que o cronograma de trabalho terá que ser readequado. “Houve atrasos em razão da pandemia. Agora, para não causar mais transtornos nesse período de festas de fim de ano, nenhuma quadra será interrompida. Não vamos mexer nas calçadas entre a Borges e a 28 de Setembro antes do fim desse período, que é de intensa atividade no comércio”, enfatiza. Segundo ele, a ideia agora é finalizar as calçadas e iniciar outras frentes de trabalho no início do próximo ano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Domingo terá alterações no trânsito de Santa Cruz

Medidas contra o atraso
Em relação ao atraso dos trabalhos na quadra do Clube União Corinthians, Jeferson Gerhardt afirma que medidas já foram tomadas, como a solicitação à empresa para que haja um reforço na equipe e a construção dos passeios ganhe celeridade. Da mesma forma, a engenheira responsável pela fiscalização da obra, Roseli Brochier Kist, informou que a empresa responsável foi autuada pelo não cumprimento de prazos. “Estamos tendo sérios problemas com a empresa, que vem sendo notificada e autuada em função de não conformidades e atraso de cronograma, desde agosto. Exemplo disso foi o serviço de assentamento do revestimento dos passeios, que só iniciou no dia 18 de novembro”, esclarece.

Os trabalhos de revitalização e ampliação do trecho entre a esquina da Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante, serão realizados em 764 metros lineares. São aproximadamente 290 metros de revitalização do que já existe e 474 metros de ampliação de novas quadras. O calçadão terá 9.330 metros quadrados de canteiros novos e 5.978 metros quadrados de pavimentação da via. O espaço receberá pergolado em madeira, assentos, bancos, floreiras e iluminação em LED RGB, que possibilita a alteração das cores de acordo com as comemorações. As vagas de estacionamento serão somente para carga e descarga, embarque e desembarque e especiais, como as de acessibilidade a cadeirantes e idosos. A obra, que tinha previsão inicial de ser concluída em março de 2020, foi orçada em R$ 4,1 milhões, com recursos do Badesul e contrapartida da Prefeitura.

Publicidade

LEIA MAIS: Marechal Floriano não terá novas interrupções até janeiro

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.