Santa Cruz 20/11/2020 21h04 Atualizado às 15h56

Levantamento para apurar infestação do mosquito da dengue começa na segunda

Durante cinco dias, os 39 bairros da cidade terão visitas de agentes do Setor de Combate a Endemias

A partir desta segunda-feira, 23, o Setor de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, inicia mais um Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira). A sondagem, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya nos locais visitados, é realizada periodicamente, visando quantificar o nível de infestação no município.

Os resultados desse levantamento serão empregados para direcionamento de ações de combate ao Aedes no próximo trimestre. A amostragem vai compreender cinco por cento dos imóveis existentes em cada um dos 39 bairros que compõem o perímetro urbano.

LEIA MAIS: Santa Cruz tem confirmação do segundo caso de dengue em 2020


De acordo com o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Alexandre Moura Goulart, para que o levantamento expresse a real situação do município, é necessário que o índice de recusa e fechamento de imóveis fique abaixo dos dez por cento de unidades visitadas. “É muito importante que os moradores colaborem recebendo os agentes comunitários e de endemias e permitindo a vistoria nos pátios de suas residências”, ressalta.

Durante as visitas, que serão realizadas de segunda a sábado, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados, porém em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715 1546 para se certificarem.

LEIA MAIS: Confirmado primeiro caso de dengue em Santa Cruz em 2020

Este ano os registros revelam 39 casos de dengue suspeitos e três confirmados. Atualmente não há nenhum caso ativo. O último levantamento foi efetuado há cerca de um ano e teve resultado crítico em três dos cinco bairros visitados.

Os 39 bairros foram divididos em cinco extratos. Veja abaixo os dias de visitação:

1º extrato – segunda-feira, 23: Rauber, Dona Carlota, Santa Vitória, Faxinal Menino Deus, Pedreira e Ana Nery,
2º extrato – quarta-feira, 25: Do Parque, Distrito I e II, Bom Jesus, Santuário, Senai, Schultz, Goiás, Avenida, Várzea e Progresso.
3º extrato – sexta-feira, 27 : Independência, Universitário, Renascença, Germânia, Linha Santa Cruz, Country, Jardim Europa e Santo Inácio,
4º extrato – dia 29: Belvedere, João Alves, Higienópolis, Margarida, Centro, Monte Verde e Bonfim
5º extrato – 1º de dezembro: Arroio Grande, Aliança, São João, Santo Antônio, Castelo Branco e Esmeralda.

LEIA TAMBÉM: Máquina vai auxiliar a combater a dengue em Venâncio Aires