Consciência negra 21/11/2020 10h32 Atualizado às 12h15

Jovem lança roupas inspiradas na estética afro

Marca, com peças em cores vibrantes produzidas com mão de obra local, será lançada ainda em novembro por João Pedro Souza, que cresceu em Vera Cruz

Shabba é uma gíria de origem africana usada para expressar algo espetacular, e também é o nome de uma marca de roupas com inspiração afro que será lançada neste mês. O proprietário, João Pedro Souza, de 24 anos, é natural de Porto Alegre, mas cresceu em Vera Cruz. Apesar de atuar nas áreas de engenharia e gestão, ele também está inserido no mundo da moda, onde trabalha como modelo há dois anos.

A ideia da marca surgiu neste ano, quando João ganhou uma camiseta com uma estampa étnica trazida do continente africano. “Lembro que me veio uma sensação de pertencimento pelas cores vibrantes estampadas no tecido. Essa sensação elevou minha autoestima e me instigou a buscar mais aquele estilo. No entanto, era difícil encontrar peças similares nas lojas”, conta. A partir daí, veio o projeto de desenvolver a própria linha de roupas inspiradas na estética afro-brasileira.

LEIA TAMBÉM: Por que ainda existe tanta desigualdade? Veja relatos e entenda a importância da representatividade


De acordo com o idealizador da marca, as roupas são voltadas para jovens e adultos que também se identificam com essa estética. A coleção de lançamento da Shabba terá seis peças no total, com vestidos, shorts e blusas femininas, além de camisas, camisetas e bermudas para o público masculino. “A alma dessa coleção estará na energia das cores, que levantará o astral de quem vesti-la. Uma das principais inspirações veio das telas do cinema, do filme Pantera Negra. Os personagens vestem roupas elegantes que exaltam com orgulho a cultura e riqueza do povo de Wakanda.”

Produção ocorre em Santa Cruz do Sul


Segundo o empreendedor, é importante exaltar padrões de beleza que foram diminuídos por muito tempo e agora novos conceitos de moda estão sendo estabelecidos. “Somos herdeiros de uma rica cultura, as pessoas sentem orgulho de vestir algo que representa e resgata suas raízes. Para mim é um privilégio fazer parte da comunidade fashion que está espalhando uma moda carregada de história. A tendência é que a diversidade tenha cada vez mais espaço nos holofotes e que a beleza continue espalhando alegria”, disse.

LEIA TAMBÉM: Homem negro é espancado e morto no Carrefour de Porto Alegre

Mão de obra local

Para desenvolver o projeto da marca Shabba, João buscou valorizar a mão de obra dos profissionais da região. “A produção das peças é realizada pela Cristal Confecções, um projeto de empreendedorismo social de Santa Cruz do Sul que visa capacitar e promover mulheres para o mercado de trabalho do setor têxtil”, conta. A criação das modelagens foi feita pela estilista Marina Rissinger, de Lajeado, e a coleção foi fotografada por Felipe Jordane, de Vera Cruz. Assim que lançadas, as roupas estarão disponíveis para venda no site www.shabba.com.br. O público também poderá acompanhar as novidades pelo Instagram @shabbaoficial.

LEIA TAMBÉM:
“É como se fosse uma pessoa da nossa família morrendo”, diz Cíntia Luz
“Não é um caso isolado”, diz Jonatan Pach sobre morte no Carrefour