Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IGUARIA DOS COLONOS

VÍDEO: preparo do pão no Backoffen vai marcar os 171 anos da imigração alemã

Foto: Rafaelly Machado

Laura Trinks Baierle mostra o tradicional Brot feito no Backoffen, fonte de energia dos colonos que chegaram a Alte Pikade, hoje Linha Santa Cruz, em 19 de dezembro de 1849

Santa Cruz do Sul vai comemorar neste ano os 171 anos de imigração germânica no município. O marco foi em 19 de dezembro de 1849, quando os primeiros imigrantes chegaram à antiga Alte Pikade, hoje Linha Santa Cruz. Entidades e grupos organizam-se para montar uma programação entre os dias 12 e 19 do próximo mês. Segundo o coordenador dos festejos, Paulo Afonso Trinks, as ações serão reduzidas, em respeito às restrições impostas pela pandemia. Os horários e locais das atividades ainda serão definidos.

Uma das atividades será o preparo do pão – o Brot – no forno a lenha, chamado de Backoffen. A professora de História e diretora do Museu do Colégio Mauá, Maria Luiza Rauber Schuster, explica que esse alimento era fundamental na vida dos colonos germânicos. O primeiro imigrante a colher trigo e fazer o preparo em Santa Cruz foi Augusto Wutke. “Imagina a satisfação da família ao ter o pão sobre a mesa após tantas agruras, em uma terra onde passaram fome e inúmeras dificuldades. Chegaram no verão, época difícil para o cultivo no sol quente”, destaca.

LEIA MAIS: Livros de viajantes alemães contêm registros históricos de Santa Cruz

Publicidade

Laura Trinks Baierle conta com a experiência para adicionar ingredientes no preparo do pão no Backoffen, o velho forno a lenha | Foto: Rafaelly Machado

Maria Luiza também ressalta a importância do pão de milho, que dava força e energia para o trabalho. “Era mais barato e dava saciedade. O trigo era para o dia de festa, pela maior dificuldade de obtenção da farinha”, comenta. O pão, destaca, é essencial na história da humanidade, consumido desde o Antigo Egito. “É um alimento sagrado e foi muito valorizado pelos imigrantes.”

Entre outros eventos programados estão a apresentação do coral Fröhlich Sanger, do Centro Cultural 25 de Julho; apresentação do violinista Luís Eduardo Kaufmann com a música Ode à Alegria; apresentação do tenor Eduardo Frey e da soprano Juta Frey com cantos em alemão; publicação de texto sobre imigração da professora Lissi Bender; exposição de fotos dos 100 e dos 170 anos de imigração germânica e produção de doces e bolachas natalinas por Adilson Hirsch.

LEIA MAIS: Chegada das primeiras famílias imigrantes e emancipação são separadas por 28 anos

Publicidade

RECEITA QUE ATRAVESSA GERAÇÕES
Uma demonstração do que será a semana da imigração em dezembro ocorreu nessa segunda-feira, 23, na casa de Laura Trinks Baierle, de 65 anos, em Linha Santa Cruz. Ela preparou seis pães de milho assados em forno a lenha. A receita do pão no Backoffen passou da avó para a mãe e, agora, Laura mantém a tradição que aprendeu por volta dos 10 anos de idade. “Eu estava sempre em casa. Uma das funções era cozinhar. Acabei aprendendo as receitas tradicionais de família”, conta.

O primeiro passo é pegar uma bacia e colocar meio quilo de farinha de milho com água fervente. É necessário mexer até virar uma espécie de papa. Depois, a mistura deve ficar morna para que sejam incluídos quatro quilos de farinha de trigo, cinco pacotes de fermento de dez gramas, quatro colheres de sopa de açúcar, quatro colheres de sopa de sal e seis colheres de sopa de banha.

LEIA MAIS: História da imigração alemã em Santa Cruz do Sul: tudo começou em 1849

Publicidade

O processo seguinte é feito com as mãos, para misturar a massa. É necessário adicionar água fria aos poucos, cerca de um litro, até a massa adquirir uma determinada mistura. Depois é preciso deixá-la descansar por 40 minutos. As formas de alumínio devem ser untadas com banha. Após a massa ser colocada nas formas, são mais 15 minutos de descanso para crescer.

Enquanto isso, o fogo aceso no forno de tijolos precisa ser reduzido à brasa. Após o descanso final da massa, as formas podem ser colocadas no forno. Para assar, são necessários entre 50 minutos e uma hora. Depois de pronto, o Brot pode ser saboreado com Kässchmier ou nata.

Nessa segunda, Laura preparou seis pães de milho assados em forno a lenha | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS: Marco dos 170 anos da imigração é inaugurado em Linha Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.