Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BAIRRO ALIANÇA

Moradores cobram solução para esgoto a céu aberto em Santa Cruz do Sul

Foto: Rafaelly Machado

Olinda, Rejane e Marieli evitam circular pelo quintal de suas casas, por medo dos buracos

Moradores do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, convivem com um problema há pelo menos 16 anos. Nos fundos de terrenos da Rua Pedro Kleudgen, a canalização foi deteriorada e o esgoto corre a céu aberto. Crateras com dois metros de profundidade criaram-se e um chalé precisou ser destruído por estar afundando pela instabilidade do solo.

Rejane Zaro contou que quase caiu em um dos buracos. Precisou segurar-se em uma das árvores. “Não posso comer nenhuma fruta dos pés que plantei no pátio. Tenho até vergonha de receber visitas com esse cheiro horrível de esgoto”, comentou.

LEIA MAIS: Moradores pedem ajuda por danos causados pela construção da Fase

Publicidade

Marieli Martim da Silva relatou que os moradores mantinham a área limpa, o que foi inviabilizado pelo risco de acidentes com a formação dos buracos. “A grama está alta e começaram a aparecer ratos e baratas. Minha casa é financiada, e tenho medo que o solo ceda e prejudique a estrutura”, explicou. Olinda Alves da Silva, mãe de Marieli, evita sair para o quintal por receio de cair em algum dos buracos. As condições são insalubres e deixam as pessoas e animais domésticos em risco.

Uma ação no Ministério Público foi aberta em junho de 2019, mas arquivada em fevereiro. No relatório, foi informado que a Corsan não tem rede coletora no bairro e os próprios moradores deveriam efetuar a limpeza das fossas. Eles justificaram que o problema não são as fossas, mas o esgoto a céu aberto. De acordo com Marieli, quatro secretários municipais avaliaram a situação, mas até agora nada foi resolvido. A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos informou que irá verificar a questão.

Buracos se formaram com a deterioração dos canos | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Moradores do Bairro Rauber cobram melhorias na infraestrutura

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.