Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Emater conclui a instalação de kits de irrigação em Vale do Sol

Equipamentos que foram instalados em Vale do Sol permitirão às famílias contempladas irrigar uma área de mil metros quadrados

A instalação de 14 kits de irrigação para famílias agricultoras de Vale do Sol terminou na semana passada. Os equipamentos foram obtidos por meio do Programa Segunda Água, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. As famílias também foram beneficiadas com a construção dos açudes para captação e preservação de água.

Os produtores foram selecionados conforme as especificações do programa, tendo seus nomes aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder). Os kits de irrigação por gotejamento contêm caixas d’água, mangueira de gotejamento, filtro, canos e conexões e permitirão às famílias trabalhar em uma área de mil metros quadrados.

Segundo o extensionista rural agropecuário da Emater, Dagoberto Antunes, a instalação dos kits vai irrigar principalmente a produção de olerícolas, como pepino, tomate, alface e beterraba, entre outros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Chuva já começa a fazer falta na região e expectativa de seca preocupa produtores


“Primeiramente é uma garantia de produção de alimentos para as famílias, assegurando a segurança alimentar e nutricional delas. Além disso, vai contribuir para gerar renda com a venda da produção excedente e, em outros casos, será também uma alternativa de renda, produzindo exclusivamente para venda ao mercado consumidor”, explicou.

Antunes ressaltou que, com a chuva registrada no município na última semana, em média 52 milímetros, a umidade do solo retornou. No entanto, culturas como milho, pastagens e tabaco seguem muito afetadas. “Os agricultores estão apreensivos com relação à confirmação ou não da baixa dos volumes de chuva nos cultivos de verão. A chuva desta semana renovou o ânimo e, com o retorno da umidade no solo, culturas como o milho podem garantir uma produção dentro da normalidade.”

Publicidade

O extensionista orienta aos agricultores que implantem outras práticas para a retenção da água no solo. “O manejo da qualidade do solo, a fim de aumentar a capacidade de armazenamento de água e aquisição de feno para eventuais diminuições de oferta de alimento aos rebanhos, são algumas das estratégias que os agricultores podem tomar para minimizar os impactos da estiagem na sua propriedade”, enfatizou Antunes.

LEIA TAMBÉM: Produtores devem se preparar para seca no fim deste ano, alerta Emater

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.