Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pequeno prodígio

Teodora coloca o amor pela culinária na produção de minipratos

Foto: Lula Helfer

Teodora tem uma cozinha completa, com itens em miniatura que funcionam de verdade, todos importados da China e dos EUA

A culinária em miniatura é uma febre que surgiu no Japão, onde pratos de comida de verdade são feitos usando todos os utensílios em tamanhos pequenos. Essa forma inusitada de cozinhar tem uma pequena chef em Santa Cruz do Sul. Teodora Kaufmann Rodrigues, de 8 anos, uniu a paixão pelas miniaturas com o seu amor pela gastronomia para produzir os minipratos.

De acordo com a mãe, a professora da Escola Educar-se Amanda Kaufmann, o interesse da menina nas miniaturas começou aos 4 anos. “Ela ganhou a primeira casinha de madeira e a gente foi mobiliando, colocando móveis, guardanapos, vasos de flor. Começamos a encomendar as peças para os cômodos, como panelinhas e acessórios de cozinha”, conta. Teodora já tinha visto vídeos de culinária em miniatura online e, quando percebeu que uma de suas panelinhas era feita de alumínio, avisou a mãe que elas também poderiam fazer as comidinhas de verdade. O pai, Matias Silveira Rodrigues, ajudou a construir um fogão, que permitisse usar uma vela com fogo para que ela começasse a cozinhar.

LEIA TAMBÉM: Jovem lança roupas inspiradas na estética afro

Publicidade

A família incentivou a brincadeira da pequena encomendando uma série de utensílios, e a cozinha na casa de brinquedo acabou ficando pequena. “Compramos uma cristaleira e colocamos na bancada, com um fogãozinho apropriado. A gente fazia as comidas e ela fazia em miniatura”, explica a mãe. Recentemente, os pais adquiriram uma cozinha completa em miniatura, com as mesmas peças que existem no cômodo de verdade: mesa, cadeiras, fogão, geladeira, armários e até o forno de micro-ondas. As peças são todas importadas da China e dos Estados Unidos e não estão à venda no Brasil.

A referência dela é o avô materno, Wilmar Kaufmann, que adora cozinhar e ensinar Teodora, além de ter criado uma horta para a neta, onde ela pode colher a matéria-prima de suas produções, como tomate-cereja, cebolinhas, alface, abóbora e berinjela. O primeiro prato na cozinha em miniatura foi o favorito da menina: massa com guisado. Mas desde então a chef já preparou inúmeros pratos, como pastel, panqueca, yakissoba, bolo de chocolate e sobremesa de creme com morango. Amanda conta que todo mês é feita uma nova compra de utensílios, já planejando as iguarias que virão em seguida.

A pequena chef e um dos seus pratos: agora ela é youtuber

Na pandemia

Publicidade

Com a pandemia, as aulas a distância permitiram à menina mais tempo em casa para brincar com a cozinha em miniatura. “Esse tempo de pandemia ajudou e a gente resgatou o projeto de criar um canal no YouTube”, disse Amanda. A primeira ideia era utilizar o mesmo formato dos vídeos japoneses, onde aparecem apenas as mãos de quem cozinha e não há narração. Parceiros no projeto, Edinho Nascimento e Liliane Barros Silveira sugeriram o diferencial de ter uma criança à frente das produções. A mãe conta que é o ideal, já que nenhum dos adultos possui o domínio e a destreza de Teodora com os utensílios.

A equipe realiza a produção, filmagens e edição do conteúdo. O canal Culinária para Cova do Dente já tem cerca de 15 vídeos gravados, que estão sendo postados uma vez por semana. O objetivo do projeto é levar entretenimento de qualidade, com algo diferenciado para quem gosta de assistir aos vídeos de cozinha em miniatura. “A Culinária para Cova do Dente veio com essa inovação de ser administrado por adultos, mas apresentado por uma criança”, explica. A ideia é trazer conteúdo interessante para os pequenos, mas também para adultos.

Teodora continua brincando com as comidinhas e utensílios e adora colocar suas bonecas na nova cozinha em miniatura, que é o set de filmagem. O sonho de se tornar uma youtuber se tornou real e ela colabora com ideias para o canal. Um dos próximos pratos que pretende fazer é arroz com ovo frito. Nos planos para o futuro, ela pretende continuar sendo uma cozinheira em miniatura, mas também quer ser médica. Você pode acompanhar os vídeos no YouTube no canal Culinária para Cova do Dente, ou pelo Instagram @cova_do_dente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aos 9 anos, Samuel já tem um livro publicado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.