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Lojistas se preparam para receber clientes na Black Friday

Foto: Alencar da Rosa

Popularizada no Brasil na última década, a Black Friday é um momento para os lojistas alavancarem as vendas em um mês sem datas comemorativas. A demanda reprimida dos meses de pico da pandemia é um trunfo para o segmento comercial, que assim terá mais oferta de produtos.

Uma pesquisa encomendada pela Gazeta Grupo de Comunicações ao Instituto Methodus revela que 59,3% dos consumidores santa-cruzenses irão comprar no comércio local se houver liquidações. Foram ouvidas 400 pessoas de 26 a 29 de outubro. Do total de pesquisados, 55% afirmaram ter interesse em gastar acima de R$ 950,00 nas compras da Black Friday em Santa Cruz.

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O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Farias Martins, ressalta que a Black Friday surgiu para incrementar as vendas do comércio. “A ideia é proporcionar excelentes descontos para atrair os consumidores às lojas, para a aquisição dos produtos que estão em promoção, mas também prospectar vendas de outros produtos e vendas futuras.”

De acordo com o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, a Black Friday preenche uma lacuna que existia em novembro. “Consolidou-se como um evento importante. É algo recente e ajuda em um mês sem uma data expressiva. Começou nos grandes magazines e tomou conta de todo o comércio”, afirma. Para Spode, a expectativa é atingir patamar semelhante ao do ano passado. “Mesmo com a pandemia, desejamos superar as dificuldades para obter bons resultados”, conclui.

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Polêmica dos horários

A Prefeitura autorizou que o comércio de Santa Cruz do Sul funcione das 7h30 às 23 horas até segunda-feira, 30, por conta da Black Friday. A alteração vale também para shoppings, supermercados e hipermercados, conforme a procuradora-geral Trícia Schaidhauer. O horário não é obrigatório, e a decisão fica a cargo de cada estabelecimento. Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, a abertura ou não no novo horário depende de acordo individual entre cada empresa e a entidade. Segundo ele, cada empresa que tiver interesse em abrir no horário estendido precisa procurar o sindicato para negociação.

O Sindilojas, por outro lado, afirma que a exigência do Sindicato dos Comerciários não tem base legal. Segundo a advogada da entidade, Adriane Borba Karsburg, não é possível cobrar um acordo coletivo, porque “desde que o empregador respeite o limite de duas horas extras por funcionário”, pode abrir sem acordo individual ou convenção coletiva.

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Contexto da data

Oficialmente a Black Friday será amanhã, sexta-feira, 27. Ela acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos como um feriado para agradecer, comer e ficar em família. A data remonta a 1621 e marca o evento em que nativos americanos se juntaram aos colonos ingleses para uma ceia em comemoração às boas colheitas do ano.

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Por aqui não faz sentido comemorar a Ação de Graças, já que se trata de um evento que simboliza a colonização britânica da América do Norte, mas a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro. Desde 2010, quando aconteceu a primeira Black Friday no Brasil, o número de lojas que resolveu aderir à moda só aumentou.

Além disso, há uma coincidência linguística. Na época em que os comerciantes anotavam os lucros e prejuízos das lojas à mão, a tinta vermelha era usada para os prejuízos e a preta, para os lucros. A sexta-feira depois da Ação de Graças passou a ser vista como uma oportunidade para que os lojistas vendessem mais, e “entrassem no preto” – que, sim, é o equivalente a “entrar no azul” em português. Essa associação pode ter ajudado o nome a pegar.

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Segundo a subgerente Aline, a Dullius comemora os bons resultados de novembro e já projeta o Natal | Foto: Lula Helfer

LOJISTAS PREPARAM-SE PARA RECEBER CLIENTES

O comércio santa-cruzense prepara boas promoções para atender os clientes da região e competir com as vendas online. Na Lojas Dullius, a aposta é na moda verão, principalmente com as altas temperaturas dos últimos dias.

De acordo com a subgerente Aline Ferreira da Rosa, os produtos em destaque são as camisetas masculinas, shorts femininos e sapatos femininos, como sandálias e mules. Crediário com boas condições de pagamento e pagamento a partir de março são atrativos. Segundo ela, novembro tem sido um mês excelente, com resultados melhores em comparação ao ano passado. “O pessoal está conseguindo sair agora e acaba investindo em uma roupa nova. Não tem como gastar dinheiro em festas e baladas, por exemplo”, comenta.

Renato Bieger revela que a Planeta Esportes terá produtos com 70% de descontos | Foto: Lula Helfer

O termômetro de vendas em elevação é um bom sinal. Na Planeta Esportes, o proprietário Renato Bieger espera ter a loja movimentada em dezembro. Por isso, aconselha a antecipação das compras. “Para que todos sejam bem atendidos e não tenhamos aglomeração, o pessoal pode aproveitar a Black Friday para fazer as compras de Natal ou ao menos deixá-las encaminhadas”, sugere. A Black Friday da loja vai até segunda-feira, 30, com produtos por 70% a menos e pagamentos em seis vezes sem juros.

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