Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Risco de problemas de pele pelo uso de máscara aumenta no calor; veja como evitar

Foto: Alencar da Rosa

Com a aproximação do verão e o aumento do calor no Rio Grande do Sul, a população tem se deparado com novas dificuldades ao utilizar a máscara. Mesmo passados mais de oito meses desde o início da pandemia, o uso do objeto permanece obrigatório, conforme os decretos estadual e municipal. Assim, é preciso estar atento a algumas dicas para evitar desconforto e problemas de pele na região do rosto nos dias quentes.

Em meados de maio, quando o governo do Estado instituiu o modelo de distanciamento e os diversos protocolos de prevenção à Covid-19, um dos pontos obrigatórios foi a utilização de máscara, seja nas ruas, nos demais locais públicos e também em locais particulares onde haja aglomeração ou grupos de pessoas.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul adotou a mesma medida e, desde o dia 11 de maio, o uso do item é obrigatório no município. Apesar da grande quantidade de pessoas vistas sem máscara nas ruas, a regra permanece válida.

Publicidade

LEIA MAIS: Perda de olfato pode perdurar mesmo depois da cura da Covid-19


Muitas são as reclamações de quem cumpre a determinação, desde dificuldades para respirar até óculos embaçados. Além disso, nos dias de calor a sensação de abafamento na região do rosto aumenta, bem como os problemas de pele.

Conforme publicação da seção estadual da Sociedade Brasileira de Dermatologia, são frequentes as queixas de pacientes com aumento de acne (espinhas), foliculite, dermatite perioral, rosácea e dermatite seborreica.

Publicidade

Essas complicações se intensificam pelo uso prolongado e inadequado. Para evitar ou amenizar esses problemas, a dica é utilizar máscaras limpas e efetuar a troca frequentemente, assim como realizar a devida higiene do rosto e retirar a máscara quando houver segurança para isso, como dentro de casa ou outros ambientes particulares. Caso os sintomas persistam, a orientação é procurar atendimento médico e não abandonar o tratamento.

LEIA MAIS:
Rio Pardo registra maior número de casos ativos desde o início da pandemia
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.