Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Futura secretária de Saúde terá quatro grandes desafios pela frente

Foto: Alencar da Rosa

Em meio à escalada da pandemia na região, a prefeita eleita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), confirmou nessa segunda-feira, 7, a nova linha de frente da Secretaria de Saúde, que vai ser comandada pela enfermeira Daniela Dumke, ligada ao PP. Helena também reiterou que pretende mexer na composição do Gabinete de Emergências e confirmou que vai manter em operação o Ambulatório de Campanha.

Daniela trabalhou por mais de dez anos no Hospital Santa Cruz e, nos últimos meses, vinha coordenando o Espaço Mamãe Criança, centro de atendimento médico voltado a gestantes e crianças de até 12 anos mantido pela Prefeitura de Vera Cruz. Com isso, Helena apostou em um perfil técnico para uma função que responde por mais de 30% do orçamento da Prefeitura – cerca de R$ 175 milhões, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. A indicação partiu do vereador eleito Henrique Hermany (PP), que foi secretário de Saúde em 2015 e 2016 e deve ter influência sobre o setor.

LEIA TAMBÉM: Telmo quebra o silêncio e fala sobre o resultado da eleição

Publicidade

O anúncio ocorreu três dias após Helena definir as suas equipes econômica e jurídica, que também serão estratégicas no enfrentamento à pandemia. A prefeita eleita disse que a situação da doença é “cada vez mais preocupante” e esclareceu uma declaração feita na sexta-feira, 4, que causou mal-estar: de que o Gabinete de Emergência precisa de “pessoas com mais representatividade”. Segundo ela, a intenção é que integrantes do governo tenham mais protagonismo no grupo. “A Prefeitura não pode se omitir”, alega. Afirmou ainda que pretende, pessoalmente, ser “ativa” no gabinete.

Com a indicação de Daniela e de três diretores da Saúde, Helena já tem cinco nomes definidos para o primeiro escalão do futuro governo. A expectativa é de que novos anúncios ocorram ainda nesta semana. Entre os nomes que figuram na lista de apostas para o secretariado estão o ex-secretário Edemilson Severo, que participou ativamente da campanha de Helena e integra a equipe de transição, e o ex-vereador e empresário Hardi Lúcio Panke, segundo suplente da bancada progressista na próxima legislatura. O ex-secretário João Miguel Wenzel, que concorreu a vereador pelo PDT, também seria cotado.

LEIA MAIS: Helena anuncia enfermeira para comandar a Secretaria da Saúde

Publicidade

QUATRO DESAFIOS DA SAÚDE

Pandemia – A nova gestão toma posse com os casos de Covid-19 em alta e uma população resistente às medidas de distanciamento social. Helena já antecipou que pretende alterar a composição do Gabinete de Emergências, aumentando o protagonismo da Prefeitura nas decisões sobre os protocolos sanitários, e manter em funcionamento o Ambulatório de Campanha. Outro desafio será preparar o município para a campanha de imunização, que pode começar ainda no primeiro trimestre.

Hospitalzinho – Helena reiterou o compromisso feito na campanha de retomar, de forma imediata, o atendimento 24 horas no Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória. O horário de funcionamento do local, que é estratégico para a zona sul, foi restrito em abril de 2017, sob alegação de falta de demanda.

Publicidade

Falta de profissionais – Para evitar a ausência de médicos em postos de saúde, a equipe pretende criar um núcleo de profissionais que será acionado sempre que houver falta em algum local. Outra medida é a expansão do quadro de agentes comunitários de saúde.

Interior – Helena também confirmou a intenção de instituir um plantão SUS em Monte Alverne, maior distrito do município. O serviço deve funcionar à noite e nos fins de semana.

LEIA MAIS: Helena anuncia mais dois secretários e o procurador-geral

Publicidade

A EQUIPE

Daniela Dumke, secretária
Enfermeira, com pós-graduação em gestão de pessoas, administração hospitalar e auditoria em serviços da Saúde. Já trabalhou no Hospital Santa Cruz, no Centro de Vacinas e vinha atuando na Prefeitura de Vera Cruz.

João Carlos da Rosa Corrêa, diretor administrativo
Bacharel em Direito, é servidor da Prefeitura há 24 anos e trabalha na Saúde desde 2009. Também atua no Conselho Municipal de Saúde.

Publicidade

Anelise Aprato, diretora de ações e programas de saúde
Assistente social, é servidora da Prefeitura desde 1996, com forte atuação na saúde mental. Já coordenou o Centro de Atenção Psicossocial II e o Ambulatório dos Diabéticos e Hipertensos.

Caren Picasso, diretora de ações especializadas em saúde
Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e mestre em Gerontologia Biomédica, ministra cursos de aperfeiçoamento na área da dor e envelhecimento humano. É esposa do produtor audiovisual Beto Picasso, que foi o marqueteiro da campanha de Helena.

JÁ FOI ANUNCIADO
Planejamento – Elstor Desbessell (PL)
Fazenda – Álvaro Conrad (PP)
Desenvolvimento Econômico – Márcio Martins (sem partido)
Procuradoria-Geral – Ricardo Scherer (PP)
Saúde – Daniela Dumke (PP)

LEIA MAIS: Helena anuncia que Elstor será secretário de Planejamento

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.