Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IMPOSTO

ACI Santa Cruz divulga nota contra o reajuste do IPTU pelo INPC

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Carnês do IPTU 2020

“Reajuste zero ou, em último caso, aumento pelo IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor)”. Esse é o posicionamento da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul com relação à decisão da Prefeitura do município de reajustar o Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Rejeitada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira, 11, a correção de 4,77% no valor do tributo será definida por decreto, a ser publicado nesta terça-feira, 15, pela administração municipal. O Executivo argumenta que a decisão de não reajustar o IPTU poderia ser entendida como renúncia de receita, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz define o reajuste do IPTU

Publicidade


A ACI sugere que, se a manutenção dos valores deste ano não for possível, o Município adote o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no País. No período de novembro de 2019 a outubro de 2020 (levado em consideração para a correção do IPTU em Santa Cruz), este indicador acumulou alta de 3,92%.

A entidade afirma que segue sua tradição histórica de ser contra todo aumento ou criação de impostos, em qualquer esfera da administração pública. O presidente da associação, Gabriel Borba, afirma que mesmo diante de possíveis necessidades arrecadatórias da Administração Municipal, não é possível conceber aumento desta ordem, diante das inegáveis dificuldades geradas à economia e à população em razão das restrições impostas pela Covid-19.

Na manifestação oficial, divulgada na manhã desta segunda-feira, 14, o presidente da ACI argumenta que já houve aumento significativo do IPTU com a edição do Mapa da Cidade e que os valores dos imóveis não são reajustados pelo IGP-M.

Publicidade

>>> Veja a nota da ACI na íntegra

Com informações da Assessoria de Imprensa da ACI

LEIA TAMBÉM: Prefeitura encaminha projeto de reajuste dos salários dos servidores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.