Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Adeus

Políticos e personalidades se manifestam sobre a morte de Telmo Kirst

Morreu na noite deste domingo, 20, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, após dois anos de luta contra o câncer. Personalidades políticas de Santa Cruz do Sul, do Vale do Rio Pardo e do Estado comentaram o falecimento e expressaram pesar. Confira:

Elstor Desbessel, presidente da Câmara de Vereadores
“Neste momento acabo de ser comunicado do falecimento do nosso prefeito. Num ano tão difícil já com a questão da pandemia. Recebemos mais essa notícia triste no final deste domingo de noite. Somos solidários, queremos consternar nossos votos de pesar a todos os familiares e dizer que o prefeito na sua plenitude fez um grande trabalho pelo município, nós reconhecemos isso como presidente do Poder Legislativo. Em muito contribuiu para o crescimento do nosso município. Neste momento estamos consternados e ao mesmo tempo também solidários à família.”

Kelly Moraes, deputada estadual
“Independente da questão política eu lamento muito, sei que ele vinha passando por momentos delicados. A liderança política dele é claro que todos nós reconhecemos, então lamento muito. Com certeza os familiares perdem um ente querido, e o Rio Grande do Sul perde um político.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Telmo Kirst: proximidade com a política nasceu na infância

Guido Hoff, prefeito de Vera Cruz
“O prefeito municipal de Vera Cruz e a comunidade vera-cruzense perdem um grande amigo e colaborador. Telmo Kirst foi aliado durante quatro administrações nossas no município de Vera Cruz, primeiro como deputado federal extraordinário, batalhador pelas causas vera-cruzenses, e principalmente como secretário dos Transportes do governo Jair Soares. Marcou de uma forma indelével a sua presença como secretário na comunidade vera-cruzense. Perdi um grande amigo. Faz trinta dias ainda que trocamos uma ideia, ele me falava da doença dele e da esperança que ele nutria da vida. Que Deus o tenha, pois ele deve ter combatido o bom combate, permaneceu na fé. Telmo, descanse em paz.”

Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc
“O prefeito Telmo Kirst foi e será sempre lembrado como uma grande liderança política para o município e para o Estado. Tinha uma inteligência estratégica como poucos, deixará um legado de grandes realizações tanto para Santa Cruz quanto para a Unisc. São muitas as memórias que tornam sua trajetória única. Lamentamos muito o seu falecimento, ficará em nossas lembranças e na história do município.”

Publicidade

Gerson Vargas, secretário de Obras
Só temos que ficar tristes e agradecer o que ele fez por Santa Cruz, e seguir, como ele disse: ‘Vamos em frente’. Mas é difícil, numa hora destas é muito difícil, uma pessoa tão querida. Ele fez muito pela nossa cidade não só como prefeito, mas também como deputado, trouxe muita coisa pra cá. Além de ser meu chefe era um colega, se tornou um amigo, então é difícil.

Heitor Schuch, deputado Federal
“Um político com luz própria, campeão de mandatos, com talento especial para a gestão. Um tocador de obras.”

Léo Schwingel, presidente da Assemp
“Um homem público virtuoso, honrado, comprometido, trabalhador, com posicionamentos firmes e apaixonado por sua terra. Deixa um legado de imensas realizações para a comunidade local, regional, Estado e País.”

Publicidade

LEIA MAIS: Corpo de Telmo Kirst será velado no Palacinho nesta segunda

Helena Hermany, prefeita eleita de Santa Cruz do Sul
“Faleceu hoje um homem público que faz parte da história da nossa Santa Cruz do Sul: o prefeito Telmo Kirst. Ao lado de minha família e de toda a população, também estou de luto. A política é lugar de convergências e divergências. Todos sabem que, muitas vezes, divergi de suas posições e escolhas, mas lembrarei sempre das boas ações. Ao lado de Telmo Kirst, fui eleita vice-prefeita por duas vezes, quando tivemos inúmeras oportunidades de convergir e de construir caminhos para o bem comum. E eu jamais deixarei de reconhecer as obras e os feitos das gestões que tiveram a sua liderança.
Sua trajetória deve ser respeitada, assim como sua memória e seu legado. Portanto, como prefeita eleita, me irmano aos sentimentos da família, dos amigos e de todos os santa-cruzenses pela passagem do prefeito Telmo Kirst. Que Deus ilumine e conforte a todos.”

Letícia Boll, presidente estadual do PSD
“Com grande tristeza recebi a notícia do falecimento do prefeito Telmo Kirst. Um homem íntegro que deixa seu legado de trabalho e dedicação registrado na história de Santa Cruz do Sul e do nosso Estado. Telmo Kirst escolheu o PSD para encerrar a sua vida pública. Cumpriu sua missão com excelência. Que a sua história sirva de exemplo!”

Publicidade

Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa 
“Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do RS, lamento a perda do ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado e prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Em sua passagem pela nossa Casa do Povo, Telmo foi reconhecido como um atuante homem público, íntegro e determinado. Nossos sentimentos à família, amigos e a toda comunidade santa-cruzense.”

Sérgio Moraes, ex-prefeito de Santa Cruz
“É lamentável, qualquer pessoa que vem a falecer a gente lamenta. O fato de ele ser meu adversário não muda minha opinião sobre o falecimento dele. Jamais quis isso para ele, nem a doença, nem a morte.”

LEIA TAMBÉM: Com a morte de Telmo Kirst, quem será o prefeito de Santa Cruz até o final do mandato?

Publicidade

Maneco Hassen, presidente da Famurs
“Foi com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do colega prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, que lutava contra um câncer já há algum tempo. Ficam aqui a nossa solidariedade, nosso abraço, nosso carinho e nossos sentimentos a toda a família e toda a população de Santa Cruz. Perde Santa Cruz, perde o Rio Grande do Sul e perde o Brasil por não ter mais em sua convivência terrena um político com tamanha experiência, dedicação e trabalho prestado não só à sua cidade, mas ao nosso Estado como um todo.”

Câmara de Vereadores
“O Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento do prefeito Telmo José Kirst, na noite deste domingo, dia 20 de dezembro de 2020. Telmo Kirst deixa um grande legado na política. Foi na Câmara seu primeiro cargo eletivo como vereador, em 1972, pela extinta Arena, seguindo sua vida política como deputado federal constituinte, vice-prefeito, secretário de Estado e, posteriormente, prefeito em duas ocasiões. Comandou o Legislativo Municipal nos anos de 1976 e 1978. Telmo deixa ao município o legado de uma administração voltada para uma gestão administrativa responsável. A Câmara Municipal se consterna com a dor dos familiares neste momento difícil.”

Futebol Clube Santa Cruz
“Lamentamos profundamente o falecimento de Telmo Kirst, prefeito municipal de Santa Cruz do Sul e presidente do FC Santa Cruz durante três mandatos. Telmo foi um apaixonado pelo Galo, sempre celebrando suas conquistas políticas também no Estádio dos Plátanos, uma tradição. Em um dos melhores momentos do clube, só temos a agradecer por todo o seu apoio, e que Deus conforte sua família e amigos neste momento de dor.”

Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp)
“A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) se solidariza com a comunidade santa-cruzense neste momento de dor e lamenta profundamente a morte do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo José Kirst, ocorrida na noite deste domingo (20), no Hospital Ana Nery. Mais do que um prefeito, Santa Cruz perde um líder, um gestor público qualificado e um homem de bem, apaixonado pela sua terra. Deixa como legado, além de grandes obras e realizações, muitas delas alicerçadas na parceria público-privada, uma visão arrojada da gestão pública, focada na qualidade, conhecimento técnico e resultado. Presidente de Honra da Oktoberfest Santa Cruz desde 2013, sempre foi um grande incentivador dos eventos realizados em parceria entre Assemp e o Município, com foco no desenvolvimento econômico e social de Santa Cruz e do Vale do Rio Pardo. Cumpriu firmemente a sua missão até os últimos dias de vida e agora entra para a história como um dos maiores líderes políticos desta cidade. Que descanse em paz.”

LEIA MAIS: Corpo de Telmo Kirst será velado no Palacinho nesta segunda

André Luis de Moraes Pinto, juiz diretor do Foro de Santa Cruz do Sul
“É com profundo pesar que recebo a notícia da morte do prefeito Telmo José Kirst, um homem de extensa e marcante atuação na vida pública. Após quatro décadas de mandatos confiados pelo voto popular, ocupando os cargos de vereador, vice-prefeito, deputado estadual e deputado federal, escreveu o último capítulo da sua trajetória, tornando à terra natal para governá-la, por oito anos. Deixa um legado como político e gestor que a história de Santa Cruz do Sul contará às próximas gerações. Com estoicismo e coragem, lutou bravamente contra a enfermidade que o acometia, enquanto teve forças para fazê-lo. No que diz respeito ao Poder Judiciário, o trato institucional foi sempre respeitoso, cordial, colaborativo e republicano, tendo sido destinatário da merecida reciprocidade. Em nome dos magistrados e servidores do fórum local, envio sentidas condolências aos familiares, amigos e correligionários, rogando que encontrem conforto e a força necessária para superar este momento de dor e luto. Que sua alma descanse em paz, agora que cumprida a missão recebida para este plano. “

Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
“A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, grande amigo e um gestor que entra para a história do Rio Grande do Sul e do País. Kirst dedicou a sua vida à gestão pública, trabalhando diariamente para melhorar a vida das pessoas, indo além das fronteiras de seu município e implementando ações que transformaram a nossa Federação. Com pesar, a CNM transmite o sentimento de todo o movimento municipalista à família do prefeito e ao povo deste município, esperando que, na fé, encontrem consolo e resignação neste momento de tristeza e dor.”

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
“Recebo com pesar a notícia do falecimento do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Meus sentimentos, em especial aos familiares e amigos do Telmo, e também aos santa-cruzenses. Santa Cruz perde um líder obstinado por sua cidade. Que descanse em paz.”

Carlos Galant, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo)
“A Abifumo e suas empresas associadas manifestam profundo pesar pelo falecimento do Prefeito Telmo Kirst. Homem de liderança política de grande valor para Santa Cruz do Sul, o Rio Grande e o Brasil. Nossas condolências à família enlutada, aos membros do executivo mundial e à comunidade santa-cruzense!”

LEIA MAIS: Morre o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.