Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROGRAME-SE

Confira os horários e serviços no feriadão

Foto: Alencar da Rosa

Neste ano, o feriado de Natal cai em uma sexta-feira. Por causa da data, estabelecimentos comerciais, supermercados, agências bancárias e órgãos públicos e de saúde, dentre outros, terão alteração em seu horário de funcionamento a partir desta quinta-feira, 24. Nas lojas, o atendimento se encerra às 17 horas. Já no dia 25, feriado natalino, o comércio estará fechado. Quem ainda não fez as compras para a ceia poderá garantir os produtos até as 18 horas desta quinta, quando os supermercados fecharão.

Conforme o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigeneros) dos Vales do Rio Pardo e Taquari, nesta sexta-feira os hipermercados, supermercados e outros do gênero não poderão abrir, exceto se houver acordo entre a empresa e o sindicato. A mesma medida é válida para o feriado de dia 1º de janeiro (Ano-Novo).

Os bancos terão atendimento reduzido nesta quinta-feira. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências funcionam das 9 horas às 11 horas. Já nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, estarão fechadas. A população poderá utilizar os canais de atendimento, como mobile e internet banking, ou os caixas eletrônicos, que seguirão funcionando normalmente nesses dias. Carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento no feriado, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Publicidade

LEIA MAIS: Horário especial movimenta o comércio no Centro de Santa Cruz

Não haverá atendimento nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira e no dia, vésperas de Natal e Ano-Novo. Os serviços essenciais, no entanto, não sofrem interrupção. Funcionarão normalmente ou em regime de plantão os atendimentos no Caps AD, Cemai, UPA do Bairro Esmeralda, Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz, Ambulatório de Campanha, fiscalização sanitária, fiscalização relacionada à Covid-19, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e setor de transportes da Secretaria de Saúde.

O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal Viver Melhor, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Albergue Municipal, Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Guarda Municipal e setor responsável pela limpeza dos banheiros da Praça Getúlio Vargas, no Centro, e da Praça Presidente Costa e Silva, no Bairro Ana Nery.

O contato com a RGE pode ser feito pelos canais de atendimento via aplicativo; site; SMS com o código de cliente (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou na Central de Atendimento pelo 0800 970 0900. A Corsan atende o público das 8 horas às 12 horas, nesta véspera de feriado. Após, entra em regime de plantão, pelo 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo no celular.

Publicidade

LEIA MAIS: Comerciantes chegam ao último dia do horário estendido com boas expectativas

Saiba mais

Bancos – Terão atendimento reduzido nesta quinta-feira, das 9 horas às 11 horas. Já nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, as agências estarão fechadas.

Comércio – Nesta quinta-feira, as lojas ficam abertas até as 17 horas. Na sexta-feira não haverá atendimento e, no sábado, será até as 17 horas. O atendimento retorna ao normal na segunda-feira.

Publicidade

Supermercados – Vão operar até as 18 horas desta quinta-feira. Na sexta não poderão abrir e no sábado, os horários serão normais.

LEIA MAIS: Ceia de Natal deve ficar mais barata neste ano

Rapidinho – O estacionamento rotativo na área central será normal nesta quinta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas. Depois, o serviço retoma somente na segunda-feira.

Publicidade

Transporte coletivo – Nesta quinta-feira, as linhas seguirão as tabelas horárias de dias úteis, enquanto na sexta-feira, circularão com a tabela de domingo, que corresponde à de feriado.

Prefeitura e serviços essenciais – Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano-Novo, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Os serviços essenciais, no entanto, não sofrem interrupção.

Atendimento no Ambulatório de Campanha (junto ao Ginásio Poliesportivo) – Nesta quinta-feira, o serviço estará disponível no período das 7 horas às 15 horas. Já na sexta-feira, será das 13 horas às 21 horas. Em outros horários, estão disponíveis para atendimento a UPA do Esmeralda, Hospitalzinho, Cemai e Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.

Publicidade

Saúde e outros setores – Funcionarão normalmente ou em regime de plantão os atendimentos no Caps AD, Cemai, UPA do Bairro Esmeralda, Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz, Ambulatório de Campanha, fiscalização sanitária, fiscalização relacionada à Covid-19, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde. O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal Viver Melhor, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Albergue Municipal, Conselho Tutelar, Escritório da Mulher, Guarda Municipal e setor responsável pela limpeza dos banheiros da Praça Getúlio Vargas, no Centro, e da Praça Presidente Costa e Silva, no Bairro Ana Nery.

Coleta de lixo – Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1o de janeiro a coleta da Conesul ocorrerá normalmente. Já o recolhimento feito pela Coomcat será realizado nos dias 24 e 31 somente no turno da manhã. Nos dias 25 de dezembro e 1o de janeiro, não haverá coleta.

Feiras rurais – Nos dias 25 e 26 de dezembro e 1o e 2 de janeiro, não haverá funcionamento, exceto na feira da Oktoberfest. Já as do Arroio Grande, Esmeralda e Senai, que ocorreriam nos sábados, dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, serão antecipadas para as quintas-feiras, dias 24 e 31, no horário das 5h45 às 12 horas. A feira rural da Oktoberfest funcionará normalmente nos sábados e a feira da Independência, apenas na terças-feira, dia 29. A feira orgânica da Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio, não funcionará nas quintas-feiras, vésperas de Natal e Ano-Novo e nem nos sábados subsequentes a essas datas festivas.

LEIA MAIS: Feiras rurais de Santa Cruz dispõem de produtos para a ceia de Natal

Regras no interior das lojas
– É obrigatório o uso de máscara para circular nas ruas e também acessar o comércio em Santa Cruz do Sul. As lojas devem disponibilizar álcool gel na entrada e controlar o fluxo de clientes no interior dos estabelecimentos a fim de evitar aglomerações.

– A lotação máxima permitida dentro de cada loja varia conforme o tamanho e a quantidade de funcionários disponíveis para o atendimento.

– O horário das 7h30 às 8h30 é exclusivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e integrantes dos grupos de risco para a Covid-19.

– Os provadores podem ser utilizados. Entretanto, está proibida a prova de peças que entrem em contato com o rosto, como camisetas e blusas.

LEIA MAIS: Vendas de Natal crescem 9% nos supermercados gaúchos

HORÁRIOS DAS LOTÉRICAS

Schulte & Haas (Ten. Coronel Brito, 499)
24/12 – das 8h30 às 15 horas
26/12 – das 8h30 às 12 horas

Fritz e Frida (Júlio de Castilhos, 465)
24/12 – das 8 horas às 12 horas
26/12 – das 8 horas às 12 horas

Santa Cruz (Fernando Abott, 381)
24/12 – das 8 horas às 14 horas
26/12 – não abre

Bilhete Premiado (Sen. P. Machado, 516)
24/12 – das 8 horas às 15 horas
26/12 – não abre

Ponto da Sorte (Shopping Santa Cruz)
24/12 – das 8h45 às 14 horas
26/12 – das 9 horas às 12 horas

Avenida da Sorte (Miller Independência)
24/12 – das 9 horas às 13 horas
26/12 – das 9 horas às 13 horas

Bummerang (Rede Vivo)
24/12 – das 8 horas às 14 horas
26/12 – das 8 horas às 14 horas

LEIA MAIS: Comércio de Santa Cruz vive expectativa para as vendas de Natal

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.