Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA FAMILIAR

Programa distribui 95 kits de irrigação a produtores do Vale do Rio Pardo

Em Ibarama, por exemplo, foram entregues 26 kits

O 3º Batalhão de Suprimento do Exército Brasileiro entregou no Vale do Rio Pardo, kits de irrigação por gotejamento para distribuição às famílias beneficiárias do Programa Segunda Água da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), executado pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado. Os equipamentos foram levados aos municípios de Ibarama (26 kits), Segredo (31), Passa Sete (12), Boqueirão do Leão (4) e Tunas (22), para que as prefeituras e as equipes da Emater façam a entrega para as famílias.

Cada kit é formado por uma caixa d’água de mil litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude à caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para área de irrigação de até mil metros quadrados, além de todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema. As ações tiveram início em 2013, com a seleção de famílias conforme as especificações do programa. As secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social ajudaram a identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social, público para o qual se destina o programa. Os projetos foram elaborados pela Emater.

LEIA TAMBÉM: Chuva garante desenvolvimento das culturas de grãos

Publicidade

Segundo o extensionista rural Tiago Gervasoni, da Emater, por meio da instalação dos kits, que será realizada em breve conforme agendamento com as famílias, “existe a possibilidade de melhorar a produção de cultivos através da irrigação, como hortaliças, feijão, milho, entre outras, aumentando a produção de alimentos para autoconsumo e minimizando custos com mercados externos. Também é possível vender o excedente e melhorar a renda das famílias”.

A Emater/RS-Ascar elabora projetos e presta assistência técnica às famílias, e acompanhou a construção dos açudes na primeira etapa do programa. Na última quarta-feira, também houve a entrega de nove kits de irrigação para o município de Sinimbu.

LEIA TAMBÉM: Aumento na tarifa de energia elétrica prejudica produtores rurais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.