ENSINO MÉDIO 29/12/2020 22h09

Formatura drive-thru emociona em Rio Pardo

Apesar das limitações da pandemia, escola do interior do município não deixou passar em branco a conquista de nove estudantes

Para celebrar a conclusão do 9º ano de nove alunos – um deles, autista –, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Rodolfo Iserhard, na localidade de Morro das Pedras, interior de Rio Pardo, resolveu inovar. Seguindo os protocolos de segurança previstos no decreto municipal, a instituição realizou a primeira colação de grau no formato drive-thru do município.

Durante a cerimônia, no último dia 21, em frente ao portão da escola, os alunos, levados de carro ou moto por seus familiares, permaneceram nos veículos. A diretora Raquel dos Santos, a paraninfa Dariane Labres e a conselheira Denise Silva entregaram a cada um o certificado e uma lembrança da escola.


LEIA MAIS: MEC autoriza aulas não presenciais até o fim de 2021

Em 30 anos de trabalho, cinco deles somente nesse colégio, Raquel conta que jamais passou por uma situação como essa. “Colocamos uma mesa à beira da estrada e, nela, os certificados e as lembrancinhas. Um a um, os alunos passaram por ali sem descer do carro. Teve um aluno cujos pais não tinham carro, então, a mãe dele veio me perguntar se podia ser de moto. Achei linda a preocupação deles de não deixar essa data passar em branco, e a emoção tomou conta. Era algo tão simples mas, ao mesmo tempo, muito importante para aquelas crianças”, salienta.

“Muitas delas estavam juntas desde a pré-escola e agora seguirão caminhos diferentes, escolas diferentes, e não podíamos deixar essa data passar em branco. Foi emocionante e superou as expectativas, nunca senti nada igual”, conta a diretora.

Os preparativos para a cerimônia tiveram início há cerca de um mês, logo após o decreto municipal estabelecer que as aulas presenciais retornariam só no próximo ano. “Queríamos muito fazer uma formatura e, como foi definido que não voltaríamos mais este ano para a escola, decidimos fazer dessa forma. Foi desafiador para todos nós, mas era necessário. Seguindo todos os cuidados, realizamos o evento sem que ele perdesse a emoção da conquista. Agradeço aos pais e aos alunos que abraçaram a nossa ideia, assim como a cada pessoa que esteve envolvida na organização para que ele fosse possível”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Governo vai pagar em dia salários de dezembro do funcionalismo estadual

A atitude foi parabenizada pelo secretário municipal de Educação, Fernando Diego Haas. Para ele, a preocupação dos pais e professores em inovar em um ano atípico, com tantas dificuldades, foi decisiva. “Atitudes simples como essa servem para estimular e incentivar os alunos, ainda mais pelo fato de a escola estar localizada na zona rural. O formato drive-thru foi inovador tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar. Precisamos de mais exemplos como estes, de pessoas que fazem a diferença,” afirmou.

Segundo Haas, na maioria das instituições de ensino do município, a colação de grau foi no formato online ou de gabinete, com um número restrito de pessoas. Outras optaram por não realizar a solenidade.

Eventos virtuais são alternativa

A recomendação da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) às escolas é que as cerimônias de formatura de Ensino Médio, se realizadas, sejam virtuais. As aulas na rede estadual estão previstas para seguir até 8 de janeiro – ou 30 de janeiro, para quem ficou em recuperação.

“Por ser um ano totalmente diferente, ainda não sabemos quais escolas irão optar por fazer a colação de grau de seus alunos, mas todas deverão seguir as recomendações impostas no decreto para garantir a segurança e evitar a disseminação do vírus. Dessa forma, as cerimônias só serão realizadas no formato online”, explica o responsável pela 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

Seguindo esse formato, as instituições organizarão as solenidades por videoconferência, na qual um representante da escola concede o grau aos formandos. Há ainda a possibilidade de apresentação de vídeos, fotos e mensagens.

Situação semelhante também acontece em escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul. Com o ano letivo encerrando-se em 15 de janeiro, a determinação é que a colação de grau seja realizada apenas no formato online, como explica a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques. “Hoje, a determinação é essa. Estamos seguindo os decretos municipais e estaduais, mas, no ano que vem, tudo pode mudar”, ressalta.

LEIA MAIS: João Miguel Wenzel terá três principais desafios à frente da Educação