Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Acessos

Retrospectiva: veja quais foram as reportagens mais lidas do Portal Gaz em 2020

Foto: Rafaelly Machado

Não há como negar que 2020 tenha sido um ano de mudanças, descobertas e muitos desafios. A pandemia surpreendeu todo o mundo e provocou transformações na vida de brasileiros e estrangeiros, levou vidas, deixou sequelas e fez o jornalismo ser ainda mais importante, em um mar de fake news e desinformação.

Neste ano, o Portal Gaz teve 108 milhões de visualizações, com crescimento de 8% sobre o registrado no ano anterior. Com uma cobertura diária sobre o novo coronavírus e não deixando as demais editorias para trás, o site publicou 12.501 reportagens em 2020, tratando de assuntos importantes relacionados à saúde, segurança pública, educação, cultura e muitos outros.

Os números se refletem nas reportagens mais lidas do Portal Gaz no ano de 2020, onde se encontram matérias sobre a pandemia, casos policiais e outros temas. Veja, abaixo, a lista completa das 10 reportagens mais lidas no site durante o ano de 2020.

Publicidade

Retrospectiva 2020

10º lugar

A morte de um dos artistas mais conhecidos da região foi a décima reportagem mais lida do Portal Gaz durante 2020. Paulinho Schneider, de 52 anos, faleceu no dia 12 de fevereiro deste ano. O músico, proprietário da Super Banda Santa Cruz, ficou internado na UTI do Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, após sofrer uma descarga elétrica.

LEIA: Família confirma morte de Paulinho Schneider, da Super Banda Santa Cruz

Músico era proprietário da Super Banda Santa Cruz

9º lugar

Outra morte dá sequência na lista de reportagens mais lidas em 2020, desta vez referente à pandemia do novo coronavírus. O primeiro óbito de um santa-cruzense em função da Covid-19 foi confirmado no dia 11 de maio deste ano, relacionado ao surto da doença em uma clínica geriátrica.

Publicidade

LEIA: Confirmada primeira morte de morador de Santa Cruz por Covid-19

8º lugar

A morte trágica e misteriosa de Márcia Cristiane Goularte, em Viamão, configura o 8º lugar entre as matérias mais lidas do ano. Em 27 de maio de 2020, foi publicada a reportagem com o depoimento da família da santa-cruzense, que alegava o sentimento de impunidade e pedia para que o caso fosse reaberto para investigação.

LEIA: Família de santa-cruzense morta quer reabrir o caso

Publicidade

Mulher morreu em Viamão

7º lugar

No 7º lugar da lista está uma reportagem de repercussão nacional, relacionada à morte de Gugu Liberato. Publicada no dia 31 de janeiro de 2020, a matéria trazia o depoimento de Maria do Céu, mãe do artista, sobre os desdobramentos da morte do filho e críticas às atitudes de Rose Miriam Di Matteo, mãe dos filhos do apresentador. 

LEIA: ‘Nunca vou perdoar a Rose por ter mentido’, afirma mãe de Gugu Liberato

6º lugar

A 6ª reportagem mais lida de 2020 foi publicada ainda no começo de 2019 – no dia 7 de fevereiro. Atemporal, a matéria explica um boato que circulou em redes sociais relacionando a morte de um homem em Santa Cruz com a picada de uma lacraia. Além disso, a reportagem dá dicas sobre o que fazer caso seja picado pelo inseto, como prevenir a aparição dos bichinhos e como identificar a lacraia, com o relato e explicações de um biólogo.

Publicidade

LEIA: Picada de lacraia mata? Saiba o que fazer se for vítima do inseto

5º lugar

O relato de um pai que perdeu o filho em um caso trágico é a 5ª reportagem mais lida do Portal Gaz em 2020. O caso foi publicado no dia 21 de janeiro, poucos dias após a morte de Régis dos Santos Júnior, de 21 anos, após passar mal em uma festa em Santa Cruz do Sul. O pai do rapaz falou sobre as suspeitas da família e sobre a morte do jovem na reportagem.

LEIA: “Quero fazer um alerta para que os pais não percam seus filhos dessa forma”, desabafa pai

Publicidade

Régis dos Santos Júnior tinha 21 anos

4º lugar

A pandemia do novo coronavírus volta a aparecer na lista de matérias mais lidas no ano na 4ª posição. Os esforços da controladora da Souza Cruz, a gigante do setor de tabaco British American Tobacco (BAT) em desenvolver uma vacina em potencial para a Covid-19 foram publicados em reportagem do dia 1º de abril deste ano. Na matéria, a empresa deu detalhes sobre o experimento.

LEIA: Gigante do tabaco desenvolve vacina contra o coronavírus

3º lugar

Outro caso trágico, que chocou o Sul do País, é relembrado na lista de matérias mais lidas de 2020. A reportagem, publicada no dia 29 de agosto deste ano, relata o crime ocorrido em Santa Catarina, quando uma mulher matou a amiga, que estava grávida, para roubar o bebê dela. O parto foi realizado com um estilete, depois de a criminosa atrair a gestante para uma cerâmica e matar a jovem, de 24 anos.

LEIA: Mulher mata amiga grávida e rouba bebê

2º lugar

Publicada em 29 de novembro deste ano, a reportagem sobre a situação de Santa Cruz do Sul ao ser classificada em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado foi a segunda matéria mais lida de 2020. Ao não apresentar recurso, o município e região adotaram regras mais rígidas.

LEIA: Região não apresenta recurso e estará em bandeira vermelha a partir de terça-feira

1º lugar

A tentativa de resolver um problema recorrente nas casas santa-cruzenses foi o assunto da reportagem mais lida de 2020 no Portal Gaz. A matéria, publicada no dia 18 de julho deste ano, fala sobre a umidade nas paredes e nos pisos e explica alternativas para melhorar a situação.

LEIA: Entenda a umidade nas paredes e nos pisos e saiba como resolver

Umidade é problema recorrente

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.