Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

IPTU de 2021 já pode ser pago em Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Proprietários dos 75 mil imóveis inscritos na lista de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 em Santa Cruz do Sul já podem imprimir os carnês na internet. O prazo para quitação da primeira parcela ou da parcela única termina só no dia 15 de abril, mas já é possível antecipar.

A distribuição dos carnês pelos Correios começa em março. Porém, quem quiser se adiantar pode emiti-los por meio do site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular Cidadão Online. Os dados estão disponíveis desde o início desta semana. “Quem imprimir não irá receber o carnê em seu endereço de correspondência. Assim, poderemos fazer uma economia significativa com impressão”, disse o secretário municipal da Fazenda, Álvaro Conrad, em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA MAIS: Contribuintes de Santa Cruz podem ter até 12% de desconto no IPTU; veja como

Publicidade

O reajuste no IPTU deste ano, conforme decreto assinado no dia 28 de dezembro, será de 3,92%, com base no IPCA acumulado entre novembro de 2019 e outubro de 2020. Para quem paga em parcela única, porém, o desconto é de 7%. Também é possível se valer de descontos cumulativos de 3% para bons pagadores (contribuintes que não atrasaram pagamentos em 2020) e 4% ou 6% para imóveis que possuem sistemas de captação de energia solar.

Ao todo, conforme Conrad, o governo projeta arrecadar R$ 40,9 milhões neste ano com o IPTU, a terceira principal fonte de receita do Município, atrás apenas do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já com a taxa de lixo, que é cobrada junto com o IPTU, a receita estimada é de R$ 9,4 milhões.

LEIA MAIS: Carlão fixa reajuste do IPTU de Santa Cruz; valor das taxas também teve alteração

Publicidade

Como fazer
Para emitir o carnê no site da Prefeitura, é preciso acessar santacruz. rs.gov.br, clicar na aba “Cidadão” e depois em “IPTU – Carnê 2a Via” no menu à direita. Na sequência, basta clicar em “Clique aqui para emitir o carnê 2021” e, quando o campo aparecer, inserir o número de inscrição do imóvel – que pode ser encontrado nos carnês de anos anteriores.

Também é possível emitir o carnê pelo aplicativo de celular “Cidadão Online – Santa Cruz do Sul”. Depois de baixar gratuitamente a ferramenta, abra e clique na aba “IPTU”. Será preciso inserir a inscrição do imóvel e o CNPF ou CNPJ do proprietário para ter acesso aos dados.

O pagamento pode ser feito na Secretaria da Fazenda, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e nas conveniadas desses bancos, bem como em lotéricas ou Pague Contas. Quem optar por imprimir por conta própria não vai receber o carnê pelos Correios.

Publicidade

LEIA MAIS: Vereadores derrubam projeto que ampliaria rol de isentos do IPTU

Vale a pena antecipar?
Confira as dicas do economista e professor da Unisc Silvio Arend sobre o pagamento do IPTU.

É um bom negócio pagar o IPTU em parcela única?
Se você tem o valor disponível, sim. O desconto previsto, que pode chegar a 10% com o benefício para bons pagadores, é superior ao que se pode obter em uma aplicação financeira.

Publicidade

Vale a pena fazer um empréstimo para pagar em parcela única?
Não, porque você pagará juros sobre esse empréstimo. Nesse caso, é melhor quitar o IPTU em parcelas, porque não há juros e a prestação é mais fácil de encaixar no orçamento.

Vale a pena guardar dinheiro para priorizar o pagamento do IPTU à vista?
Sim, é sempre importante ter uma reserva ao longo do ano para fazer pagamentos à vista, inclusive de impostos como IPTU e IPVA, o que garante condições melhores. Como neste ano o pagamento do IPTU começa somente em abril, mais longe do período em que as famílias costumam ter mais despesas, é altamente recomendável aproveitar os próximos meses para economizar e quitar em parcela única.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova orçamento de 2021, mas rejeita aumento de salário do funcionalismo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.