Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Associação de Encruzilhada do Sul recebe máquina para extrair azeite

A Associação dos Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes) recebeu no fim de dezembro um lagar, aparelho usado para espremer as olivas na extração do azeite (foto). A entrega ocorreu após 18 meses desde o início de tramitação do projeto junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atualmente, o município tem a maior área com plantio de oliveiras no Brasil.

O presidente da Afrutes, Beto Minuzzi, informou que o lagar será comunitário e atenderá os produtores de oliveiras de toda a região. Minuzzi explicou que o projeto com a solicitação dos recursos para aquisição do maquinário foi encaminhado ao Mapa em 2019. Por meio da articulação do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, o valor de R$ 720 mil foi liberado para a compra das máquinas.

LEIA TAMBÉM: Início da colheita do trigo chega com otimismo na região

Publicidade

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos produtores de oliveira de Encruzilhada do Sul, a Afrutes criou há cerca de dois anos o Departamento de Olivicultura. Conforme Minuzzi, isso facilitou e impulsionou a implantação do lagar. Ainda segundo ele, a primeira extração acontecerá no início de fevereiro, em caráter de testes. “Teremos um azeite encruzilhadense. Além do beneficiamento, o engarrafamento e a rotulagem também serão feitos aqui”, destacou.

LEIA MAIS: Verba dá novo impulso para produção de mel em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.