Estiagem 12/01/2021 13h01 Atualizado às 16h07

Prefeitura deve decidir até o fim da semana se decreta emergência em Santa Cruz

Administração aguarda dados para definir se há condições mínimas de homologação. Governo também pretende anunciar um conjunto de ações imediatas e de longo prazo

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul deve bater o martelo até o fim da semana sobre o possível decreto de situação de emergência em função da estiagem. Na segunda-feira, 11, Helena se reuniu com a Defesa Civil e as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

LEIA MAIS: Santa Cruz deve decretar estado de emergência por causa da estiagem

O Palacinho ainda aguarda alguns dados da Emater e levantamentos das secretarias para definir se há condições mínimas para que o decreto seja homologado em nível estadual e federal, o que é necessário para o Município pleitear auxílio financeiro. “Precisamos de uma base sólida. Não adianta o Município decretar e depois não ser aprovado pelo Estado”, disse Helena.

Conforme a prefeita, o governo também pretende anunciar um conjunto de ações imediatas e de longo prazo para mitigar os efeitos da falta de chuvas. “Não podemos nos preocupar com o problema só quando ele está na nossa porta. Tem muitas aguadas (pequenos açudes) que dá para fazer e poços que necessitam só de alguns metros de cano para ligar às residências. Estamos fazendo todo esse mapeamento”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Estiagem transforma o Rio Pardo em um riacho