Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABASTECIMENTO

Vale do Sol inicia racionamento de água nesta sexta

Caminhões-pipa trabalham em dois turnos para socorrer áreas que estão sem água | Foto: Priscila Oliveira/Divulgação

Os moradores do município de Vale do Sol passarão a ter interrupções no abastecimento de água durante alguns períodos a partir desta sexta-feira, 15. O racionamento ocorre em consequência da estiagem que assola a região.

O prefeito Maiquel Silva informou que no mês de dezembro houve o transporte de três milhões de litros para atender as comunidades com problemas. O prefeito explica que o racionamento irá ocorrer de forma escalonada para que nenhuma localidade fique sem água durante todo o dia. As chuvas no último ano não foram suficientes para a recuperação das vertentes que atendem a rede de abastecimento no município. A Prefeitura trabalha desde novembro para amenizar a situação, com a identificação de vazamentos, coibição do uso excessivo e realização da entrega de água com caminhão-pipa para reservatórios, caixas de água e cacimbas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura deve decidir até o fim da semana se decreta emergência em Santa Cruz

Publicidade

Os dois caminhões-pipa do município, um com capacidade de seis mil litros e outro de oito mil litros, trabalham em dois turnos durante o dia para levar a água dos dois pontos de captação em Linha Trombudo, outro em Rio Pardense e mais um em Formosa para as propriedades com caixa de água ou comunidades com reservatórios. Os cortes durante alguns períodos a partir desta sexta-feira, de acordo com o prefeito, servirão para amenizar o problema com a baixa produção de água.

Outra medida que valerá a partir desta sexta-feira é o aumento da rigidez na fiscalização em relação ao desperdício de água. O objetivo é evitar o agravamento da situação. Conforme o prefeito, inicialmente haverá a notificação das pessoas que fizerem mau uso. Em caso de reincidência, será aplicada multa no valor de uma Unidade Padrão Municipal (UPM), equivalente a R$ 327,00. “Muitas pessoas já estão conscientes e colaboram no uso da água, mas outras ainda não acordaram para a atual realidade”, ressalta Maiquel Silva.

LEIA TAMBÉM: Estiagem transforma o Rio Pardo em um riacho

Publicidade

COMO VAI SER
Centro: racionamento das 12 às 19 horas no lado esquerdo da Rua Arno Ulmann (lado do Banrisul), parte da Avenida 15 de Setembro (até a Comercial Arend) e entrada da Linha Bernardino.

Rio Pardense: das 22 às 8 horas serão fechados os registros do Eloi Gabe, entrada do Corredor Funk e saída de Rio Pardense.

Faxinal de Dentro (calçamento): das 22 às 8 horas serão fechados os registros da entrada do Corredor João Maria e entrada de Campos do Vale.

Publicidade

Faxinal de Dentro (RSC-287): das 22 às 8 horas serão fechados os registros da saída do reservatório do posto de saúde (ESF). Na parte da manhã, será abastecido o Corredor Rohlfes e residências em frente ao posto, e à tarde será liberado nos dois lados do asfalto até a divisa com Vera Cruz.

LEIA MAIS: Mesmo com retorno da chuva, efeitos da seca castigam o interior

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.