Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Enem ocorre neste domingo na Unisc e Prefeitura promete fiscalizar

Ocorre neste domingo, 17, em todo o Brasil, o primeiro dia de avaliações presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estavam inicialmente marcadas para novembro do ano passado, mas tiveram de ser adiadas em função da pandemia.

O segundo e último dia será no domingo seguinte, 24. Em Santa Cruz do Sul, todos os estudantes farão o exame na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que disponibilizou 116 salas de aula, 50% a mais do que na edição anterior, quando 77 espaços foram requisitados pela organização.

Ao longo da semana, a Gazeta do Sul recebeu questionamentos da comunidade sobre as medidas de segurança, inclusive do vereador Alberto Heck (PT). Muitas pessoas demonstraram preocupação especialmente com o distanciamento entre os candidatos dentro das salas.

Publicidade


LEIA MAIS: Enem começa a ser aplicado no domingo; veja protocolos que serão seguidos

Em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9 nessa sexta-feira, 15, a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, afirmou que os protocolos encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão de acordo com as exigências.

“Estou aqui para deixar as pessoas mais tranquilas. O protocolo está dentro da normalidade, dentro do esperado. Ele foi muito avaliado pela Vigilância Sanitária, por mim e pelo Comitê Gestor da Covid-19 no município”, salientou Daniela. Segundo ela, o motivo da preocupação foi a quantidade de alunos acima do permitido em cada sala.

Publicidade

LEIA MAIS: Inep defende que aplicação do Enem neste mês é ‘perfeitamente segura’

A explicação é que o Inep trabalha com uma margem de 30% de abstenção; dessa forma, as limitações poderão ser respeitadas. Caso alguma sala ultrapasse o limite de 50% da capacidade, o excedente deve ser remanejado para outra que não atingiu o máximo previsto.

Em último caso, também existem salas extras preparadas para receber os alunos em outros locais do município. A Prefeitura informou que a Vigilância Sanitária vai trabalhar na fiscalização para garantir o cumprimento das regras. Vale ressaltar que a Unisc apenas cede o espaço físico, e não faz parte da organização.

Publicidade

LEIA MAIS: Confirmados os locais de prova do Enem Digital

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.