Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Domingo

Prefeitura fará mutirão para melhorar as condições da Marechal Floriano

Prefeita conversou com os comerciantes nesta quarta

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, anunciou a abertura de uma nova licitação para dar prosseguimento à obra de construção e ampliação do calçadão da Marechal Floriano. Enquanto isso, para dar segurança aos pedestres e amenizar os transtornos causados aos comerciantes e à população em geral, a prefeitura fará um mutirão incluindo limpeza, retirada de entulhos e nivelamento do passeio público. A ação será neste domingo, 24.

Na manhã desta quarta-feira, 20, acompanhada de alguns secretários, ela percorreu a quadra situada entre as ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro. A prefeita conversou com comerciantes e pessoas que circulavam pelo local e ouviu apelos pela conclusão da obra.

LEIA MAIS: Prefeitura rompe contrato com empresa responsável pela obra do calçadão

A partir deste domingo, das 6 às 18 horas, o trânsito estará interrompido no trecho que vai do Monumento do Imigrante até a 28 de Setembro. Uma equipe com cerca de 20 servidores, envolvendo profissionais de várias secretarias, estará concentrada no local, para onde também será deslocado maquinário, como caminhão e retroescavadeira.

Publicidade

Na manhã desta quarta, acompanhada de alguns secretários, a prefeita percorreu a quadra situada entre as ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro

Caso não seja possível concluir os trabalhos em um único dia, a Prefeitura dará continuidade no domingo seguinte, justamente para não prejudicar ainda mais o comércio. A ideia é manter a via em condições de segurança para o trânsito de pedestres, sem risco de quedas e outros acidentes.

LEIA MAIS: MP cobra Prefeitura e empresa sobre demora na obra do Calçadão

A operação terá início com a limpeza das duas quadras inacabadas, remoção de entulho e por último o nivelamento dos buracos deixados em função da retirada do pavimento antigo. Uma primeira camada de brita será espalhada e em seguida será colocada uma camada de cimento para que as pessoas possam caminhar. “O mais importante agora é deixar as calçadas em condições. A comunidade e, mais especificamente, os comerciantes já sofreram muito, 2020 foi um ano difícil em razão da pandemia e nosso dever enquanto Poder Público agora é não acentuar ainda mais essas dificuldades com os transtornos de uma obra inacabada. Vamos promover uma melhoria provisória enquanto preparamos uma nova licitação”, afirmou a prefeita.

Publicidade

Para a comerciante Janaína Mainardi Pires, a polêmica não é bem-vinda. O que os empresários querem é apenas uma solução para o problema que vem prejudicando a atividade. “Que coisa boa alguém vir até aqui e conversar com a gente, porque a obra estava parada e a gente simplesmente sem saber o que ia acontecer. O que queremos é que as coisas aconteçam e que olhem por nós comerciantes, afinal somos geradores de emprego”, desabafou.

LEIA MAIS: Lojistas pedem agilidade na obra do novo calçadão

Nova licitação
Nesta semana a Prefeitura rescindiu o contrato com a Progetto Sul, empresa de Lajeado que estava executando a obra. E agora, para que outra empresa seja contratada, será necessária uma nova licitação. Para tanto, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão está trabalhando nas alterações do projeto, em razão das intervenções que já foram executadas. Os ajustes devem levar em torno de 30 dias.

Publicidade

O mutirão para melhorar as condições da Rua Marechal Floriano contará com a participação das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

LEIA MAIS: Prefeitura mantém prazo para concluir o calçadão da Floriano

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.