Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

VÍDEO: cortejo marca encerramento da 145ª Festa de São Sebastião Mártir

Foto: Lula Helfer

Venâncio Aires festejou o dia do padroeiro nesta quarta-feira, 20, feriado no município, com a 145ª Festa de São Sebastião Mártir. Com as restrições impostas pela pandemia, a tradicional missa campal e a procissão a pé foram substituídas por três missas para 350 fiéis cada e um cortejo ao fim da última delas, transmitida ao vivo no Facebook.

A imagem do santo foi carregada pelos festeiros pelo corredor central da matriz e conduzida ao caminhão do Corpo de Bombeiros, em meio à chuva de rosas vermelhas e ao som da banda da paróquia.


A carreata iniciou na frente da Igreja Matriz, subindo a Rua Tiradentes com uma breve parada para bênção em frente ao Hospital São Sebastião Mártir. Depois, seguiu até a Rua 15 de Novembro até dobrar à direita e subir a Osvaldo Aranha até as ruas Armando Ruschel, Carlos Wagner e General Osório, retornando pela Tiradentes até a Igreja Matriz novamente.

Publicidade


LEIA MAIS: Programação da Festa do Bastião termina nesta quarta com cortejo

O lema neste ano foi “Confirmados na fé e enviados em missão, seguimos animados com São Sebastião”. O santo padroeiro foi levado em peregrinação às comunidades do município do dia 26 de dezembro até o último dia 15, quando começou a festa.

Neste ano, os festeiros foram Abelar Fernando Borges e Lisabeti Inês Quoos Borges; Joaquim Sündermann e Ivone Schwertz Sündermann; e Blásio Joici e Márcia Hinterholz Hickmann. As celebrações foram realizadas pelo pároco Rodrigo Eduardo Hillesheim, os vigários paroquiais Antônio Zeno Graeff, Aldo José da Silveira e Rafael Stein, e o padre Fabrício Niederle.

Publicidade

Vanda Barden participa da festa desde a infância


Vanda Barden, de 70 anos, é devota de São Sebastião Mártir e participa da festa desde a infância. Já desempenhou diversas funções ao longo do ano nas comissões festeiras. Ela aproveitou para levar algumas flores abençoadas para casa após a celebração das 15 horas. Neste ano, os pedidos aos santos foram pela saúde. “Desejo que a gente consiga passar logo por essa pandemia, principalmente com a chegada da vacina”, disse.

LEIA MAIS: Festa do Bastião começa nesta sexta-feira em Venâncio Aires


Rejane Maria de Borba Faleiro, de 54 anos, também participa dos festejos há bastante tempo. Ao sair da igreja, levou algumas fitinhas junto para distribuir aos familiares. “Pedi para São Sebastião nos abençoar, para nos livrar da peste. Desejo muita saúde a todos, sempre com muita fé”, afirmou.

Publicidade

Rejane Maria de Borba Faleiro levou algumas fitinhas junto para distribuir aos familiares


A festividade também incluiu a gastronomia, com a venda de pastéis, cachorro-quente e galinhada para retirada ou delivery. A estimativa da organização é que tenham sido vendidos entre 18 e 20 mil unidades do famoso pastel do Bastião.

A rifa envolveu 40 prêmios em um total de R$ 80 mil. A entrega aos contemplados acontece nesta quinta-feira, 21, na Missa da Ação de Graças, às 19h30. Na próxima quarta-feira, haverá a prestação de contas e avaliação da festa no Centro de Evangelização.

LEIA MAIS: Festa do Bastião chega ao fim com expressões de fé

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.