Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Região deve aplicar todas as doses do primeiro lote de vacinas até segunda-feira

Foto: Rafaelly Machado

Iniciada na última terça-feira, 19, após o recebimento de 4.400 doses encaminhadas pelo governo do Estado, a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 está praticamente concluída no Vale do Rio Pardo. Conforme as informações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), alguns municípios menores já realizaram a aplicação de todas as doses disponíveis, enquanto outros com população maior devem finalizar as imunizações até segunda-feira, 25. Não houve registro de problemas ou transtornos.

Conforme a responsável pela 13ª CRS, Mariluci Reis, o planejamento foi executado dentro da normalidade. “Alguns municípios ficaram um pouco chateados por terem recebido somente dez doses, mas também são municípios com população menor, que não têm instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), não têm hospitais, só têm postos de saúde e estratégias de saúde da família”, afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Mariluci explica que esses foram os critérios utilizados pela CRS para fazer a divisão das doses, e eles podem ser revistos nas próximas etapas.


LEIA MAIS: Estado espera receber 100 mil doses da vacina de Oxford

Publicidade

Vale ressaltar que, ainda de acordo com Mariluci, não houve vacinação aberta à população nesse primeiro momento. Todas as pessoas integrantes dos grupos prioritários (profissionais da área da saúde de linha de frente, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados) receberam a imunização em seus próprios locais de trabalho ou residência, de acordo com a organização de cada Prefeitura. Os indígenas que vivem em terras demarcadas também integravam o grupo; contudo, não existem pessoas nessa condição nos 13 municípios de responsabilidade da 13ª CRS.

A respeito da segunda dose, Mariluci ressaltou que elas estão garantidas a todas as pessoas que foram vacinadas nessa primeira etapa. “Acreditamos que até o dia 10 de fevereiro estaremos retirando essas doses em Porto Alegre, onde elas estão armazenadas. Por enquanto, recebemos só 4.400 doses; então, efetivamente, nós teremos esse número de pessoas imunizadas”, afirmou. Ela ainda confirmou que os critérios de distribuição e de aplicação serão os mesmos.

LEIA MAIS: Saúde estadual recomenda intervalo de 28 dias entre doses da Coronavac

Publicidade

Acerca de eventos adversos, a coordenadora explicou que todas as pessoas que recebem a vacina são cadastradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), meio por onde também são notificados e acompanhados os casos de eventuais reações às vacinas.

Quem pode se vacinar

Em função da baixa quantidade de vacinas contra a Covid-19 que o Brasil conseguiu produzir e adquirir até o momento, o grupo prioritário escolhido para receber as doses disponíveis contempla profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos e pessoas com deficiência (PCD) albergadas em instituições de longa permanência (ILPIs), bem como populações indígenas que vivem em terras demarcadas. Ainda não há previsão de quando outros grupos serão vacinados.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.