Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Verão

Balneários da região ficam lotados no fim de semana

Foto: Rafaelly Machado

Em Rio Pardo, movimento nos Ingazeiros foi intenso na tarde de sábado. Público também gera oportunidades para comerciantes

O sábado ensolarado com temperatura beirando 40 graus fez muita gente sair de casa em busca de refresco. Ainda que as medidas de distanciamento sigam em vigor, o movimento foi grande em alguns locais.

Em Rio Pardo, os dois principais balneários, Porto Ferreira e Ingazeiros, apresentavam grande público. Enquanto alguns aproveitavam para entrar nas águas, outros estavam ali apenas para descansar e apreciar a natureza.

A auxiliar administrativa Sônia Ivanowsky, de 48 anos, que reside em Rio Pardo, escolheu a praia dos Ingazeiros por ficar mais perto de casa e também pela infraestrutura. Acompanhada da irmã Maria Isabel, da filha Mayane e das sobrinhas Aline, Nandria e Isis, ela observava a movimentação no local. “Como moro em apartamento, vir pra cá ajuda um pouco a amenizar o calor. Além disso, é mais perto de casa e tem tudo que a gente precisa, é uma praia bem completa e gosto muito daqui”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz teve sensação térmica acima de 40 graus nesta quarta-feira

Sônia Ivanowsky foi com sua família e seguiu à risca os cuidados para evitar o sol | Foto: Rafaelly Machado

Além dos cuidados para manter o distanciamento social em relação a outros grupos, a família também não teve dúvidas na hora de se proteger do sol. “Trouxemos guarda-sol e protetor solar, porque, indiferente de ser em uma praia de água salgada ou não, o sol queima igual e é preciso se proteger”, afirmou Sônia. Sobre a qualidade da água, ela contou que estava um pouco mais clara em comparação com outros dias.

Com o movimento das últimas semanas, o pescador e proprietário do Restaurante Verde Branco, Jocelei Rodrigues Silveira, mais conhecido por Lelei, só tem a comemorar. Segundo ele, apesar de muitas pessoas terem registrado prejuízos com a pandemia do novo coronavírus, o período de recolhimento serviu para inovar e expandir o empreendimento.

Publicidade

Lelei: confiança em uma boa temporada

“Quando a temporada iniciou em dezembro, ficamos com um pouco de medo, chegamos inclusive a pensar que o movimento seria muito fraco. Mas está superando nossas expectativas, abri até outro bar aqui na praia, que inaugurou na semana passada”, contou. Ele acredita que o movimento no lugar pode estar relacionado ao fato de que muitas pessoas não viajaram para o litoral, e outras permaneceram muito tempo em casa.

De acordo com Lelei, que trabalha há dez anos como comerciante e 40 como pescador, a única dificuldade dos últimos tempos tem sido a falta de matéria-prima. “Tivemos dificuldades de encontrar peixe, um pouco por causa da escassez e também devido à proibição da pesca neste período, mas aos poucos estamos conseguindo repor, só que com preços mais altos.”

LEIA TAMBÉM: Calor de até 40 graus antecede temporais no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Ele também ampliou o cardápio para agradar aos frequentadores. “Procurei inovar e expandir o negócio, e graças a Deus está dando tudo certo. Estamos com um movimento muito bom. Lamento somente não termos a Festa do Peixe, que costuma atrair quase 300 clientes por dia para o restaurante”, enfatizou. O bar vai funcionar somente durante a temporada. A previsão é de que as atividades se estendam até os meses de março e abril.

Guarda-vidas com horário especial
Em ambos os balneários e também no Santa Vitória, há a permanência de guarda-vidas. São dois nos Ingazeiros, dois no Porto Ferreira e três no Santa Vitória. A Operação Verão, que teve início em 21 de dezembro, vai se estender até o dia 2 de março. O serviço funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às12 horas e das 14h30 às 18h30. Aos sábados e domingos, é das 9 às 12 horas e das 14h30 às 18h30. Desde dezembro, houve apenas dois salvamentos e um resgate na Praia dos Ingazeiros.

LEIA TAMBÉM: Período sem chuva significativa começa a afetar a produção

Publicidade

Serviço estará disponível até março | Fotos Rafaelly Machado

PARA SE REFRESCAR
Enquanto muitos ficaram no sol para se bronzear, houve aqueles que preferiram a sombra para descansar. No Porto Ferreira, também em Rio Pardo, a quantidade de frequentadores foi significativa. Com a água do rio em condições favoráveis, a empresária e contadora Angélica Helfer, 30 anos, aproveitou para colocar o pequeno Bernardo, de 2 anos, para brincar.

“Viemos para descansar, alugamos uma casa para passar o fim de semana e, como o Bernardo gosta muito de água, achamos seguro aqui pra ele. Tem guarda-vidas e uma demarcação boa”, observou. Além dela e do filho, o marido Cristian Helfer e outros familiares também estavam no local.

LEIA TAMBÉM: Reaberta a área de camping do Balneário Monte Alegre

Sobre a infraestrutura, Angélica comentou que deixa um pouco a desejar. “Pela demanda de pessoas que frequentam o lugar, poderia ter mais bares e restaurantes. Achei muito residencial, mas ao mesmo tempo tem guarda-vidas e bastante sombra pra poder ficar”, finalizou.

Publicidade

No Porto Ferreira, frequentadores observaram as regras de distanciamento social | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Estado tem quatro pontos impróprios para banho, aponta Fepam

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.