Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Três opções

Unisc apresenta novo protocolo para formaturas durante o ano

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Após impasse com uma turma de formandos, universidade definiu as regras para a colação de grau no primeiro semestre de 2021 | Bruno Pedry/Banco de Imagens/GS

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) definiu um novo protocolo geral para a realização de formaturas, em função da pandemia de Covid-19. O anúncio ocorreu após impasse com uma turma de formandos, que havia optado pela modalidade de formatura integrada, quando vários cursos diferentes realizam a colação de grau em uma mesma cerimônia e a organização fica a cargo da instituição. De acordo com as regras dos decretos estadual e municipal, os eventos com presença de público nos moldes tradicionais estão proibidos.

Conforme o documento apresentado pela Unisc, há três possibilidades de formatura à disposição dos acadêmicos: drive-thru, remota síncrona ou de gabinete. Na primeira opção, a cerimônia ocorre nas dependências da instituição, em frente ao auditório ou no estacionamento do bloco 8. Os formandos devem esperar nos carros até serem chamados para prestar juramento e retirar o diploma, então voltam aos veículos e podem ir embora ou, se preferirem, aguardar até o término da colação. São permitidos só dois carros por formando. Uma produtora pode ser contratada para instalar telões, banners dos cursos, vasos e flores de decoração, além de dois fotógrafos.

LEIA MAIS: Unisc divulga listão de aprovados no Vestibular de Verão

Publicidade

A segunda possibilidade é a formatura remota síncrona. Nessa modalidade, a universidade disponibiliza uma sala virtual na internet e cada formando participa da sua própria casa, em um horário pré-determinado. Os familiares e demais pessoas interessadas também podem acompanhar por seus computadores ou celulares. Os únicos que comparecem de forma presencial são os escolhidos como juramentista e orador, bem como a equipe técnica da instituição e os professores e demais responsáveis pela condução da cerimônia.

Já a terceira e última alternativa é a de gabinete, onde os formandos comparecem em local, data e horário a serem definidos. Nesse caso, não há uso da toga e é vedada a participação de produtoras, bem como não é feito nenhum tipo de decoração. Participam o pró-reitor acadêmico ou o coordenador do curso. A cerimônia é individual e tem duração de 15 minutos, com o limite de quatro convidados por aluno. Também não é permitida a presença de fotógrafo, as fotos podem ser feitas pelos acompanhantes. A Unisc esclarece que as formaturas de gabinete são realizadas sempre após o término do calendário de formaturas, exceto em casos específicos. O protocolo é válido durante o primeiro semestre de 2021.

LEIA MAIS: VÍDEO: Unisc forma 33 alunos em solenidade drive-thru

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.