Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Santa Cruz espera melhora nos números a partir desta semana

Foto: Lula Helfer

O boletim com a atualização dos dados da pandemia no município nessa segunda-feira, 25, mesmo com números acumulados desde sexta-feira, 22 – já que não há divulgação no fim de semana –, trouxe a confirmação de apenas 13 novos casos da doença.

Foi o sexto dia consecutivo com um número bem abaixo da média de registros diários que vinha sendo percebida no mês. Até essa segunda-feira, eram, em média, 64 casos a cada dia de janeiro. Contudo, as atualizações desde quarta-feira, 20, da semana passada trouxeram números bem menores: 27 na quarta, 12 na quinta, 16 na sexta e as 13 novas confirmações de segunda.

LEIA MAIS: Empregador pode exigir uso de máscara e vacinação contra Covid-19

Publicidade


Na avaliação da secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, os números são condizentes com a realidade e não há problemas na atualização dos dados ou menor disponibilidade de testes, que poderiam explicar a queda nos registros. Segundo ela, a situação agora começa a deixar de ser influenciada pelas festividades do fim de 2020 que, para Daniela, causaram o alto número de infecções, internações e óbitos registrados nas duas primeiras semanas de 2021 – apenas em janeiro são 19 mortes relacionadas ao novo coronavírus, ante 25 em todo o ano de 2020.

O número de moradores de Santa Cruz com Covid-19 hospitalizados, no entanto, ainda é alto. São 27, conforme o balanço mais recente. Mesmo assim, a secretária de Saúde acredita que a situação vai melhorar a partir desta semana. Com a redução de novos casos, há tempo para que os pacientes ainda internados se recuperem e a capacidade de atendimento na rede hospitalar fique garantida. Mas, obviamente, é importante que a população siga tomando os cuidados para evitar uma nova alta na disseminação do coronavírus, principalmente evitando aglomerações.

“Peço a colaboração e a paciência das pessoas. Passamos dez meses críticos e não vai ser em uma ou duas semanas que vamos conseguir dar conta de tudo. Mas se todos se ajudarem e tivermos paciência, todos serão vacinados”, disse Daniela Dumke.

Publicidade

LEIA MAIS:
Confirmado 44º óbito por Covid-19 em Santa Cruz do Sul

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.