Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

76 anos

De geração em geração, família cultiva o hábito de ler a Gazeta

Foto: Rafaelly Machado

Além de cultivar o hábito da leitura do jornal diariamente, Senelda Soder, o filho Gerson Luis, a nora Ivone Terezinha e as netas Andressa Inês e Djamile Inês também guardam edições mais antigas da Gazeta do Sul da década de 1970

É em uma casa de pedras construída em 1935, em Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, que reside a família Soder. A matriarca Senelda, de 76 anos, o filho Gerson Luis, 54, a nora Ivone Terezinha, 51, e as netas Andressa Inês e Djamile Inês, de 23 e 17 anos, respectivamente, além do vínculo familiar e de dividir o mesmo espaço, têm outra marca em comum: todos mantêm o hábito de ler diariamente a Gazeta do Sul. Agricultora aposentada e assinante da Gazeta do Sul desde 1976, Senelda conta que segue o legado deixado primeiramente pelo pai, José Goerck Sobrinho, e depois pelo marido, Renildo João Soder, ambos já falecidos.

“Primeiro eram eles que tinham a assinatura. Depois resolvi ficar, porque serve para eu ler e para minha família, e também para alguns vizinhos que me pedem emprestado. A gente gosta de estar bem informado com as notícias do município, região, Estado e País e a leitura também nos deixa mais ativos”, afirma. “Costumo ler de tudo um pouco, mas o que mais gosto são das notas de participação de falecimento, porque às vezes pode ser uma pessoa conhecida e a gente nem fica sabendo”, conta.

LEIA MAIS: Gazeta do Sul comemora 76 anos nesta terça

Publicidade

Diariamente, por volta das 6h45, o jornal, que é entregue naquela região pelo distribuidor Laércio Kopp e pela esposa Flávia Muller, chega à propriedade de Senelda. Somente após realizar suas tarefas domésticas, ela dedica um horário para a leitura. “Eu costumo ler pela manhã ou à tarde. O resto da família é de acordo com os horários que eles têm disponíveis por causa do trabalho na lavoura, mas ninguém dorme sem antes ler a Gazeta do dia”, salienta.

Como recordação, a leitora guarda edições da Gazeta da década de 1970. Entre elas, uma em que consta a nota de falecimento do sogro Germano Soder, em julho de 1979. “Tem notícias importantes que fizeram parte da história do nosso município e País, como a construção de obras, as eleições e tantas outras, são relíquias que gosto de guardar”, observa. Os Soder, que são bastante conhecidos naquela localidade, já ilustraram por diversas vezes as edições da Gazeta do Sul em matérias como: “De Linha Nova para um descanso à beira-mar em 2015”, e também em outras referentes ao preço do tabaco, a produção de melado e a colheita de figos.

LEIA MAIS: Gazeta comemora 76 anos com publicação especial

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.