Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Festas de Iemanjá e Navegantes mudam por causa da pandemia

Foto: Bruno Pedry

Procissão fluvial que homenageia a padroeira dos pescadores está programada para o dia 2 de fevereiro. Desta vez, porém, somente os barqueiros e suas famílias irão participar

O início de fevereiro, que é marcado em Rio Pardo e outros municípios pelas celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, terá alterações em função da pandemia. A procissão de Iemanjá não vai ser realizada, e a outra será motorizada para evitar aglomerações.

Segundo o padre Maurizan do Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a programação foi alterada, mas a festa vai acontecer. “Nós estamos fazendo tudo na medida do possível para preservar a vida e evitar o contágio. É um ano atípico, mas estamos esperando a normalidade”, afirma. As missas serão celebradas em horário normal, mas com público reduzido e distanciamento, mantendo medidas de segurança como uso de máscara e álcool gel.

LEIA TAMBÉM: 35ª Procissão em Homenagem a Iemanjá reúne centenas de devotos

Publicidade


A homenagem à padroeira dos pescadores seguirá um novo formato. Após a procissão motorizada no dia 1º, o dia 2 terá missa ao ar livre no mirante da Praia dos Ingazeiros. Já a procissão fluvial da Nossa Senhora dos Navegantes pelas águas do Rio Jacuí contará apenas com a presença dos barqueiros e suas famílias.

No domingo, a programação vai se encerrar com missa solene e almoço no sistema drive-thru para cerca de 400 pessoas. Também haverá bênção dos veículos. Nesse dia, a missa será transmitida online pela SPTV.

Conforme a organizadora da procissão de Iemanjá, a ialorixá Nara de Iemanjá, o evento não será organizado neste ano por causa das medidas de distanciamento social. A celebração costuma reunir cerca de 3 mil pessoas que vêm de todo o Rio Grande do Sul para participar, pagar promessas e entregar oferendas à Mãe das Águas. “Não podemos fazer devido à pandemia, vem muita gente de tudo quanto é lugar, não temos como controlar o número de pessoas. Mas farei a minha homenagem e vou deixar meu barco com honras para ela”, conta.

Publicidade

Nara orienta aos fiéis que levem a sua oferenda na beira da praia, e avisa que vai receber as promessas na casa religiosa Reino Africano de Iemanjá, em Ramiz Galvão. Segundo ela, os devotos podem comprar os barcos prontos ou montar um com cocada, canjica branca, perfume e flores, que são os itens mais tradicionais.

LEIA MAIS: Fim de semana será marcado pela devoção em municípios da região

Festa do Peixe

Outro tradicional evento de Rio Pardo também será afetado pela pandemia. A Festa do Peixe de 2021, que seria realizada em março, não vai acontecer. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Pardo, haverá uma programação simbólica para que a data não passe em branco, mas não será possível manter o formato normal. Nada está definido ainda, mas a ideia é organizar algo online. Mais informações devem ser divulgadas no fim de fevereiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Incertezas da pandemia adiam Expocande para 2022

Programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

30 de janeiro, sábado – Primeiro dia do Tríduo. Às 19 horas haverá missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

31 de janeiro, domingo – Segundo día do Tríduo. Às 9 horas, missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Publicidade

1º de fevereiro, segunda-feira – Terceiro dia do Tríduo. Às 19 horas haverá missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão motorizada até o Cais do Porto.

2 de fevereiro, terça-feira – Às 8 horas, missa solene em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, no Mirante da Praia dos Ingazeiros. Depois ocorrerão a bênção das embarcações e a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes nas águas do Jacuí.

7 de fevereiro, domingo – Às 10 horas, missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Às 11h30, a paróquia realiza o almoço de Navegantes no Salão Paroquial, no sistema drive-thru e com bênção dos veículos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Com avanço da Covid-19, Afubra decide cancelar a Expoagro 2021

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.