Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CHUVAS

Santa Cruz ainda avalia decreto de emergência

Foto: Rafaelly Machado

No Bairro Santo Inácio, calçamento de algumas ruas foi arrancado, o que inviabilizou o trânsito de veículos ao longo da sexta-feira

Após a chuva torrencial no início da noite de quinta-feira, as secretarias municipais e a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul traçaram, no começo da manhã dessa sexta, um plano de ajuda aos moradores atingidos e de reparos que precisam ser feitos. A prefeita Helena Hermany não descarta a possibilidade de assinar o decreto de situação de emergência. A medida depende da análise de todos os dados técnicos e informações sobre os danos que ocorreram com o temporal.

A chuva atingiu 108 milímetros de precipitação em cerca de uma hora na área central de Santa Cruz do Sul. O grande volume de água causou alagamentos em praticamente todas as partes da cidade. Diversas famílias ainda aguardavam nessa sexta a visita da equipe da Defesa Civil para o levantamento dos danos nas casas e móveis e o repasse de auxílio.

LEIA MAIS: Depois da chuva, famílias reparam os estragos em Santa Cruz do Sul

Publicidade

A prefeita afirmou que nunca tinha visto um acumulado de chuva dessas proporções em tão pouco tempo. “O que mais causou desespero da comunidade foi ver a água vindo e entrando nas casas, e as pessoas não sabiam quando aquilo iria parar”, enfatizou Helena. A Brigada Militar sobrevoou a cidade de helicóptero pela manhã, para auxiliar a Prefeitura a contabilizar os estragos e prestar ajuda aos moradores.

O Corpo de Bombeiros havia atendido 37 ocorrências até a metade da manhã de sexta. A corporação trabalhou, principalmente, na retirada de árvores em pátios e ruas. Durante a chuva, também houve pedidos de ajuda em consequência de alagamentos, desabamentos e retirada de cadeirantes, idosos e grávidas de residências tomadas pela água. Não houve nenhum registro de pessoas feridas.

Leitor Cleiton Morinel registrou a aeronave da Brigada Militar, que sobrevoava o Bairro Avenida | Foto: Divulgação/Cleiton Morinel

A Defesa Civil contabilizou, até a metade da tarde dessa sexta-feira, 90 atendimentos e a distribuição de 60 lonas para famílias que tiveram as suas residências avariadas. Diversas equipes da Prefeitura trabalharam principalmente na limpeza de ruas, na desobstrução de bocas-de-lobo e reparos em logradouros públicos. Segundo o coordenador do órgão, Anderson Matos Teixeira, os maiores estragos foram verificados no Bairro Santo Inácio.

Publicidade

LEIA MAIS
VÍDEO: Prefeitura tem equipe para recolher doações a atingidos pela enxurrada

Chuva acumulada chegou a 1 milhão de litros d’água por quadra da zona urbana

Defesa Civil realiza mais de 25 vistorias

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, em parceria com engenheiros da Prefeitura, realizou mais de 25 vistorias técnicas em residências atingidas pelos alagamentos. Segundo o coordenador do órgão, Anderson Matos Teixeira, os locais foram avaliados em razão de possíveis riscos. “Foram principalmente questões de muros condenados e com risco de desabamento nas moradias”, enfatizou Matos.

Outras equipes trabalharam na limpeza das ruas, retirada de árvores e entulhos. A Defesa Civil permanece em alerta devido ao retorno da chuva e também por causa da previsão do tempo para os próximos dias. “A chuva que caiu na última quinta-feira foi histórica, um volume muito exagerado. Estamos monitorando toda a cidade. Caso aconteça algum fato novo, estamos preparados para agir, com o material já separado”, disse Teixeira.

Publicidade

LEIA MAIS: Chuva como a dessa quinta pode se repetir nos próximos dias

Na manhã dessa sexta, ele acompanhou a prefeita Helena Hermany no sobrevoo de helicóptero pela cidade. O coordenador elogiou a solidariedade dos moradores e das empresas do município e da região, que desde cedo entregaram doações de roupas, alimentos, itens de higiene e limpeza, eletrodomésticos e móveis no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest. Um exemplo foi a empresa Gazin, que destinou 100 colchões para as comunidades atingidas.

LEIA MAIS: Toda população afetada será atendida, diz Defesa Civil

Publicidade

Município cria força-tarefa para ajudar famílias

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul montou uma estrutura para receber doações e cadastrar as famílias que necessitam de auxílio em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município. O coordenador da Defesa Civil, Anderson Matos Teixeira, informou que algumas pessoas chegaram a perder tudo o que tinham, sobretudo moradores de bairros mais vulneráveis e famílias carentes.

O ponto de recebimento dos produtos e materiais funciona no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest e estará aberto das 8 às 19 horas deste sábado. Além disso, a Prefeitura deve organizar uma operação de recolhimento de móveis estragados. Os trabalhos estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte.

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: ‘Minha filha está em choque, não para de chorar’, diz morador do Santo Inácio

Publicidade

Segundo a prefeita Helena Hermany, a comunidade pode ficar tranquila, pois será feito o possível para ajudar. “Temos móveis e telhas em estoque. Também colocamos o Ginásio Poliesportivo disponível se for necessário atender algum desabrigado, mas felizmente isso não foi preciso”, frisou. No final da manhã de sexta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul entregou doações para ajudar famílias que sofreram prejuízos. A prefeita recebeu o material do coordenador regional do órgão, tenente-coronel Jorge Fernandes Menezes.

A ajuda humanitária havia sido anunciada pelo governador Eduardo Leite. Os kits com roupas adulto e infantil, calçados, cobertores, alimentos e produtos de limpeza e higiene foram encaminhados para o Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, de onde estão sendo distribuídos para a comunidade.

Participaram desta cobertura as repórteres Marisa Lorenzoni e Rosibel Fagundes e fotógrafos Lula Helfer, Alencar da Rosa e Rafaelly Machado.

LEIA MAIS
Governador anuncia ajuda humanitária para Santa Cruz
FOTOS E VÍDEOS: chuva torrencial causa alagamentos em Santa Cruz

Defesa Civil do Estado encaminhou ajuda humanitária ao município, para distribuição de kits entre as famílias que foram atingidas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.