Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Escolas municipais do Vale do Rio Pardo devem voltar em fevereiro

Em Vera Cruz, retomada das atividades ocorre gradativamente ao longo do próximo mês, a partir do dia 8, quando começam as Emeis | Foto: Vinícius Hochscheidt/Divulgação

Depois de a pandemia ter forçado as escolas de todo o País a reinventarem seu modelo de ensino, o retorno das aulas no ano letivo de 2021 ainda provoca dúvidas. Enquanto alguns municípios da região já divulgaram a previsão de início das atividades e os formatos que serão adotados, híbrido (em que os alunos realizarão algumas atividades na escola e outras em casa) ou presencial, em Santa Cruz do Sul ainda não há um calendário definido.

A Secretaria Municipal de Educação informou na quinta-feira, 28, que ainda analisa a situação. Somente nos próximos dias as datas do retorno, tanto nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) quanto nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), deverão ser divulgadas. Já o modelo a ser seguido ainda depende de decreto do governo do Estado.

LEIA TAMBÉM: Escolas estaduais só voltam quando totalmente aptas, diz coordenador da 6ª CRE

Em Sinimbu, as equipes diretivas realizaram um levantamento junto aos pais e responsáveis nos primeiros dias do ano. O resultado foi que 80% da comunidade escolar do Ensino Fundamental manifestou-se a favor do retorno às aulas presenciais – nas Emeis, mais de 90% dos pais querem o retorno.

Publicidade

Todas as variáveis são analisadas com cautela para estruturar o ano letivo de maneira segura, tanto para os profissionais quanto aos mais de 1.100 estudantes da rede municipal de educação. Nessa retomada, o sistema de ensino híbrido não está descartado.

LEIA TAMBÉM: Calendário escolar 2021 começa no dia 8 de março

O retorno da Emei Criança Feliz está marcado para ocorrer no dia 8 de fevereiro. Já nas escolas municipais e multisseriadas, incluindo a Pré-Escola, a volta está prevista para 1º de março. Porém, as datas podem ser alteradas de acordo com o curso da pandemia.

Publicidade

Como forma de preparar os profissionais e garantir a integridade física de todos, diversas ações estão sendo realizadas, como treinamento para prevenção da Covid-19; a elaboração de um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus para cada colégio; o planejamento do calendário escolar; a aquisição de materiais e equipamentos exigidos pelos protocolos de saúde e da Vigilância Sanitária; e reuniões com empresas de ônibus a fim de articular o transporte escolar.

As aulas presenciais em escolas municipais de Mato Leitão estão previstas para 1º de março. A definição do calendário ocorreu no dia 21, durante reunião na Câmara de Vereadores entre integrantes do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação, o prefeito Carlos Alberto Bohn e a secretária Simone Silberschlag.

Na ocasião, ficou decidido que os alunos que frequentam do nível 1 ao 4, e que até então não estavam sendo atendidos, também poderão retornar para as aulas presenciais. Haverá ainda a retomada da oferta do tempo integral, que será optativo às famílias, para os estudantes da Educação Infantil e para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sem internet, alunos enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas

O modelo de ensino será o híbrido, em que os estudantes serão divididos em dois grupos e revezados semanalmente. Enquanto um permanece na escola, o outro executa atividades remotas, em casa.

Entretanto, a terceira semana, na qual nenhuma das duas turmas frequentaria a instituição de ensino, foi extinta. A exceção é para os alunos dos níveis 1 e 2 (etapa dos bebês), que, principalmente por causa do período de adaptação, deverão estar na escola permanentemente, sem revezamento entre as semanas.

Publicidade

Respeitando os protocolos sanitários em vigor, o uso de máscara será obrigatório para todos os estudantes a partir do nível 5 da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Já as crianças dos níveis 1 ao 4 não precisarão utilizar a proteção facial.

LEIA TAMBÉM: Aulas na Educação Infantil retornam, em formato híbrido, na próxima semana

No Estado, em março
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vai dar continuidade ao modelo híbrido de ensino. As aulas na rede estadual, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, começarão no dia 8 de março e vão se encerrar em 21 de dezembro.

Publicidade

No sistema híbrido, será adotada a forma escalonada. No dia 8 voltam alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o ). No dia 11 retornam os Anos Finais do Fundamental (6o ao 9o ano) e, por último, os alunos do Ensino Médio e Técnico voltam no dia 15.

LEIA TAMBÉM: MEC autoriza aulas não presenciais até o fim de 2021

Vera Cruz
Em Vera Cruz, a Secretaria de Educação informou que o retorno das atividades nas Emeis está previsto para 8 de fevereiro. Antes disso, no dia 3, voltam os servidores. Tudo foi discutido pelos secretários das cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), durante encontro no último dia 15, de forma virtual, como explicou a titular da pasta, Micheli Katiani Rech. “Todos os municípios planejam retorno em fevereiro. Vera Cruz será o primeiro a retomar. A maioria só voltará depois do carnaval”, salientou.

O retorno será por turno, com metade da turma na parte da manhã e metade à tarde. No primeiro momento, não haverá turno integral. Já as Emefs têm previsão de recomeçar no dia 22 de fevereiro, com aulas no sistema de ensino híbrido. Os professores retomarão as atividades no dia 17.

LEIA MAIS: Educação prepara a volta de Emeis e Emefs em Vera Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.