Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solução

Santa Cruz pretende construir uma nova estrutura para captação de água

Foto: Lula Helfer

Sanga Preta já teve problemas na estrutura

Depois da chuva de quinta-feira, 28, que causou diversos estragos em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura estuda a implantação de um novo modelo hídrico para o município. A ideia é que cenas como as da semana passada não se repitam.

Em entrevista à Rádio Gazeta (confira abaixo na íntegra), o vice-prefeito e também secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Elstor Desbessell, diz que os estudos devem iniciar no segundo semestre. “Vou colocar o assunto em pauta com a prefeita Helena Hermany. As galerias que temos hoje já não comportam mais a quantidade de água. A ideia é de uma grande projeto hídrico que possa dar conta dessa vazão de água para os próximos 30, 40 anos. Para que isso seja feito, precisamos buscar recursos e elaborar um estudo.”

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEOS: chuva torrencial causa alagamentos em Santa Cruz

Publicidade

No entendimento dele, o grande problema na quinta foi a Sanga Preta, que não teve capacidade para suportar a força da água. “A estiagem permitiu que a água fluísse mais rápido. Minha ideia é que seja feito algo que comece na Coronel Oscar Jost, passe pela Rótula do 2001, local que é o primeiro a acumular água quando chove, e desague depois da BR-471. Também precisamos olhar com atenção a canalização dos bairros.”

Sobre o decreto de emergência, Desbessell garante que os dados estão sendo analisados. “Por mais que tenhamos visto situações desesperadoras, a Defesa Civil do Estado precisa de números para aprovar a situação de emergência.” Ele adiantou que nesta segunda-feira, 1º, a prefeita deve fazer uma live para falar sobre o assunto. “Temos até sexta-feira, dia 5, para encaminharmos os dados. É o período máximo que o Estado permite, ou seja, até dez dias após o evento climático”, explica.

LEIA MAIS: Chuva como a dessa quinta pode se repetir nos próximos dias

Publicidade

Confira a entrevista:

Doações
O pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest segue recebendo doações para as famílias atingidas pela chuva. Neste domingo, 31, o local estará fechado. “Precisamos também pensar no humano. As pessoas que estão ali ajudando estão desde sexta pela manhã trabalhando incansavelmente. Então daremos essa pausa no domingo e segunda retornamos com os atendimentos a partir das 8 horas.”

Até esse sábado, 30, o pavilhão recebeu pelo menos 2 toneladas de alimentos, mais de 200 litros de água mineral e mais de 200 colchões, além de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos.

Publicidade

Segundo balanço preliminar da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, mais de 500 moradores foram atendidos. A maior necessidade de doações no momento é de materiais de higiene e limpeza, fraldas, móveis e eletrodomésticos como geladeiras e fogões em bom estado.

LEIA MAIS: VÍDEO: Prefeitura tem equipe para recolher doações a atingidos pela enxurrada

Atendimento nos Cras
Para facilitar e agilizar o atendimento, a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte informa que os moradores atingidos pela forte chuva nas regiões dos Cras Beatriz Frantz Jungblut e Cras Integrar devem buscar as doações de alimentos, roupas e materiais de higiene nestes locais. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira.

Publicidade

A população dessas regiões que necessitar de móveis e utensílios domésticos também deve se cadastrar nos dois respectivos Cras. A Prefeitura solicita que apenas uma pessoa por família vá até os locais, para evitar aglomerações.

O Cras Beatriz Frantz Jungblut atende moradores dos bairros Santa Vitória e Faxinal Menino Deus e dos Loteamentos Beckenkamp e Viver Bem. O telefone para contato é o 51) 3711-9187.

Já o Cras Integrar atende moradores dos bairros Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Schulz e Senai. O contato é pelo 3713 4288.

Publicidade

LEIA MAIS: Depois da chuva, famílias reparam os estragos em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.