Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Enxurrada dessa quinta reacendeu memórias sobre chuvas de 1972

Foto: Reprodução

Reportagem da Gazeta do Sul de 13 de setembro de 1972 destaca as chuvas daquele mês

Foi praticamente unânime a constatação, nessa sexta-feira, 29, de que a forte chuva verificada na quinta-feira à noite era sem parâmetros, ao menos na memória recente das famílias e nos registros pluviométricos. Um volume de 112 milímetros registrado em cerca de uma hora era algo realmente incomum. Mas muitas pessoas de mais idade recordavam que já haviam ocorrido, sim, chuvaradas muito intensas, e que causaram enormes estragos em outras décadas, talvez não em período tão curto, mas igualmente terríveis.

Uma delas, lembrada por um leitor da Gazeta do Sul, ocorreu em setembro de 1972, e inclusive com o agravante de que foram duas fortes precipitações em cerca de uma semana naquele início de mês. Além do acúmulo de água nas regiões baixas, numa época em que muitos arroios e sangas ainda estavam visíveis na paisagem urbana, e que a pavimentação e a canalização não eram nem de perto as hoje existentes, houve desmoronamentos.


LEIA MAIS: Santa Cruz pretende construir uma nova estrutura para captação de água

Publicidade

Na região das “curvas” na estrada para Venâncio Aires, na atual RSC-287, uma enorme pedra se desprendera dos morros e fora parar ao lado da via, onde ficou por vários anos, fazendo a população sempre lembrar daquela chuva intensa.

Na Gazeta do Sul, aquelas enchentes também foram assunto. Na edição de 13 de setembro de 1972, quarta-feira, a página 16 dava conta de que o assunto merecera debate na Câmara de Vereadores. “Inundações na zona baixa são culpa da RS-7: Falleiro pede providência”, dizia o título.

No Legislativo, o vereador Flávio E. Falleiro apresentara expediente para cobrar soluções para os transtornos que, em seu entender, atrapalhavam moradores da Vila Schulz e do Avenida, duas regiões do perímetro urbano que, por se localizarem em ambientes de várzea, historicamente têm sido afetadas por enchentes.

Publicidade

LEIA MAIS: Depois da chuva, famílias reparam os estragos em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.