Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CHUVARADA

Faltam dados para decretar situação de emergência em Santa Cruz do Sul

Foto: Lula Helfer

A cena mais comum nos últimos dias: famílias tentando recuperar os pertences danificados e móveis deixados para recolhimento

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul ainda aguarda os levantamentos da Defesa Civil, secretarias municipais e entidades empresariais para, com base nesses dados, tomar a decisão de decretar ou não situação de emergência no município em razão dos estragos causados pela chuva da última quinta-feira.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã dessa segunda-feira, 1º, a prefeita Helena Hermany (PP) afirmou que esse embasamento é necessário para que o decreto não tenha problemas com a legislação. A prefeita pediu que as empresas atingidas informem à Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) os dados e números dos prejuízos.

LEIA TAMBÉM: Janeiro tem quase o dobro da chuva esperada para o mês

Publicidade

“Nós sabemos que muitas empresas tiveram os seus estabelecimentos invadidos, muito comércios tiveram prejuízos, então pedimos que todos façam esse levantamento”, disse. Caso a situação de emergência seja decretada, o município terá uma linha de crédito especial da Caixa Econômica Federal, com juros menores e prazos estendidos, para auxiliar os empreendimentos.

Além disso, as pessoas físicas atingidas também terão direito de sacar o fundo de garantia. “A pessoa saca esse dinheiro e compra móveis novos, compra o que precisa. Isso gira a roda do comércio. Nós recebemos muitas doações, mas elas não são suficientes para atender todos que tiveram perda total em suas casas. O fundo de garantia ajuda não só as pessoas a comprarem novamente seus móveis, mas também o comércio a fazer vendas”, completou Helena.

LEIA TAMBÉM
Força-tarefa da Prefeitura atua para reparar estragos em Santa Cruz
Depois do pânico e dos estragos causados pela chuva, moradores tentam recomeçar

Publicidade

Ela lembrou que a Prefeitura também ganha a possibilidade de realizar contratos emergenciais, acelerando as obras que precisam ser concluídas. O prazo para decretar ou não situação de emergência termina na próxima sexta-feira. “Por isso estamos pedindo esses dados. Já mandamos para todas as entidades e associações. Reforço o pedido para que as empresas façam esse levantamento, porque isso vem em benefício de toda a nossa comunidade”, disse Helena.

A prefeita ainda agradeceu o apoio e as doações recebidas do governo do Estado, entidades, grupos de voluntários e cidades vizinhas. “Hoje [segunda-feira] pela manhã, quando cheguei no Pavilhão 3 (do Parque da Oktoberfest), quase não deu para entrar de tanta doação.” Os itens mais necessários são materiais de limpeza, fraldas, eletrodomésticos e colchões.

LEIA MAIS: Município pede itens de higiene e eletrodomésticos

Publicidade

População precisa ajudar a cuidar dos bueiros

Outro pedido feito pela prefeita Helena Hermany foi para que a população ajude o poder público a manter a rede de drenagem limpa e fluindo. “O nosso povo é caprichoso, é solidário, mas pelo amor de Deus, não coloquem sujeira nos bueiros. Esses dias passei por uma senhora e quase parei, ela estava varrendo a calçada e colocando todas as folhas no bueiro. Isso vai acumulando e depois de um tempo não tem mais lugar para a água passar”, alertou.

Outro problema apontado por ela são os restos de construção, que muitas vezes são deixados nas calçadas e acabam levados pelas chuvas, contribuindo para a obstrução dos canos e bocas de lobo. Helena informou que vai pedir a fiscalização dos bueiros, para que eles estejam sempre em declive, e não no mesmo nível da rua, como acontece com a maioria deles atualmente. “Precisa ser assim para que a água entre por ali. Tem uma série de coisas pequenas, mas que têm grande interferência”, observou.

LEIA MAIS
Depois da chuva, famílias reparam os estragos em Santa Cruz do Sul
FOTOS E VÍDEO: ‘Minha filha está em choque, não para de chorar’, diz morador do Santo Inácio

Publicidade

A prefeita lembrou que não basta a cidade crescer com novos prédios e condomínios sem que haja, igualmente, a ampliação das redes pluviais para o escoamento correto da água e do esgoto. “Nós temos canalizações que não dão conta, porque não é só canalizar. Quando isso é feito, a água ganha muita pressão e daqui a pouco estoura. Sei também de relatos onde os canos começam bem largos e depois vão estreitando. Claro que isso não dá certo.”

Helena garantiu que a Prefeitura pretende fazer um estudo ampliado da situação da rede de escoamento de Santa Cruz do Sul. “Claro que isso não vai ser de um dia para o outro, mas o que nós podemos começar a fazer hoje é cuidar das nossas bocas de lobo.”

LEIA MAIS
Enxurrada dessa quinta reacendeu memórias sobre chuvas de 1972

FOTOS E VÍDEOS: chuva torrencial causa alagamentos em Santa Cruz

Publicidade

Vera Cruz

A Prefeitura de Vera Cruz trabalha na conclusão dos últimos relatórios necessários para que o governo municipal possa decretar situação de emergência. Assim como Santa Cruz, a Capital das Gincanas foi castigada pela enxurrada da última quinta-feira, com precipitação de 120 milímetros em alguns locais, o que deixou inúmeros prejuízos. O decreto deve ser assinado pelo prefeito Gilson Becker (PSB) nesta terça-feira.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.