Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: chega ao fim mais um ciclo da coluna

Olá, pessoal! Tudo bem? Com a edição desta terça-feira, 2, no início do mês de fevereiro, concluímos aqui mais um ciclo da coluna Por Dentro da Safra. Ao longo dos meses, como os leitores puderam acompanhar, registramos as diversas etapas envolvidas na temporada 2020/21 da produção de tabaco no Sul do Brasil, esse ano tão incomum, marcado pela pandemia, que afetou igualmente a rotina dos agricultores.

Agradecemos imensamente a todos os que nos prestigiaram e acompanharam, em especial aos apoiadores, patrocinadores dessa iniciativa, e esperamos que em breve possamos iniciar mais uma etapa.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: ida a Santa Catarina e Paraná. Com chuva

Publicidade

O exemplo de quem não desiste nunca

De todas as colunas que publicamos, nas quais tratamos da semeadura ao preparo das lavouras, do plantio aos tratos culturais e à colheita, passando por bons e maus momentos, inclusive relacionados ao clima, gostaria de citar uma em especial. É a que foi publicada na Gazeta do Sul de 22 de setembro de 2020, quando visitei o produtor João Ukacheski, 72 anos, em Ivaí, no Paraná.

Ele já havia perdido todas as mudas de um plantio anterior de tabaco por causa da estiagem, e replantara tudo de novo. E ali ele mostrava mais uma vez as mudas secando por falta de chuva. Era prejuízo em cima de prejuízo, mas nem por isso esmorecia ou perdia a esperança. Esse é o exemplo do grande produtor brasileiro, que tem a agricultura como vocação, e mantém a fé sempre!

LEIA MAIS: Por dentro da safra: começou a classificação do tabaco

Publicidade

Agora, que ocorra boa comercialização

Na semana passada, em duas chuvas, na quinta e no sábado, registramos nada menos que 150 milímetros aqui na propriedade. Embora também tenha causado estragos, no campo e na cidade, permitiu recuperar açudes e ajudou a adubação verde, que vem muito bem para a nova safra.

Enquanto isso, esperamos que a comercialização do produto da safra 2020/21 possa ocorrer a contento, ao menos com alguma reposição dos custos, que subiram muito, como o produtor bem sabe. Aqui em casa, o tabaco está sendo preparado no galpão para a venda (foto).

E se a coluna agora faz o intervalo, até o início efetivo da nova temporada em toda a região, no final de semana iniciaremos mais uma Expedição Os Caminhos do Tabaco junto com a Gazeta Grupo de Comunicações. No domingo, partiremos para amplo roteiro pelos três estados do Sul, conhecendo de perto essas realidades regionais. Acompanhe-nos diariamente pelas páginas da Gazeta. Um grande abraço e até a próxima!

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: a enorme angústia pela falta de chuva

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.