Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Santa Cruz começa a vacinar trabalhadores da saúde privada nesta quarta-feira

Foto: Rafaelly Machado

A partir desta quarta-feira, 3, a campanha de vacinação contra a Covid-19 entra em uma nova fase em Santa Cruz do Sul. Profissionais que atuam em estabelecimentos privados, como consultórios, laboratórios e farmácias, poderão receber a primeira dose da vacina. A imunização para este público será centralizada em um único local, o Centro Materno Infantil (Cemai).

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio dia e das 13 às 17 horas, com acesso pelo portão lateral, na Travessa Vereador Walter Kern, ao lado do Cisvale. Para receber a vacina será imprescindível comprovar o vínculo com o estabelecimento de saúde, seja pela apresentação de carteira de trabalho, contrato de serviço ou contracheque. Sem essa comprovação, a pessoa não poderá receber a dose. Também é fundamental levar consigo a carteira de vacinação e documento com CPF.


LEIA MAIS: Mais de três mil vacinas foram aplicadas em Santa Cruz

Publicidade

Conforme explica o coordenador do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), enfermeiro Roger Rodrigues Peres, não há data para conclusão desta etapa. Portanto, ele pede que as pessoas tenham tranquilidade na hora de buscar a vacina, até mesmo para evitar filas e aglomerações.

“A vacinação é um processo contínuo, estamos ingressando com um novo grupo agora, mas isso não significa que para os anteriores tenha encerrado. Quem pertence aos demais grupos para os quais a vacina já foi disponibilizada, mas por uma razão ou outra ainda não recebeu, com certeza terá a sua dose”, disse. Atualmente, o Município dispõe de 1,2 mil doses, entre unidades da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, e aguarda a chegada de novos lotes.

Roger Peres reforça que as restrições para a vacinação contra a Covid-19 são para mulheres que estejam amamentando, gestantes, puérperas, pacientes em tratamento com imunossupressor (quimioterápico, corticoides em alta dosagem, etc), pessoas que tiveram Covid nos últimos 30 dias e pessoas com histórico de reação a vacinas. Nesses casos é necessário ter respaldo médico, por meio de receita, liberando o procedimento.

Publicidade

Mais esclarecimentos a respeito da vacinação podem ser obtidos pelo telefone 3715 1546, da Vigilância Sanitária, ou ainda pelo endereço de e-mail [email protected].

LEIA MAIS: Santa Cruz confirma 20 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

Idosos acamados

A Prefeitura solicitou que, desde já, pessoas responsáveis por idosos acamados, que precisam de cuidados médicos em casa e não têm como se deslocar a postos de vacinação, procurem a unidade básica de saúde mais próxima para informar o interesse na imunização. Quem não tiver um posto de saúde referencial, pode contatar a Vigilância Sanitária.

Publicidade

O Município esclarece que não se trata de uma reserva de doses e que ainda não há data para a vacinação destas pessoas. O objetivo é quantificar este grupo, já que muitos não são atendidos pelo SUS, mas pela rede privada de saúde. É preciso que os responsáveis pelos acamados informem nome completo do idoso, número de CPF, endereço e telefone.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.