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Linha aérea

Azul aguarda obras para confirmar voo entre Santa Cruz e Porto Alegre

Foto: Reprodução

Cessna Grand Caravan é utilizado em rotas regionais | Foto: Luis Alberto Neves

Pelo menos mais cinco municípios vão ganhar voos regulares até Porto Alegre. A companhia aérea Azul pretende ampliar a atuação no interior gaúcho até o meio do ano. A medida é possível a partir de um acordo com o Governo do Estado. Pela proposta, novos aeroportos vão passar a ser atendidos pela empresa em troca da redução do ICMS sobre o querosene de aviação.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas tem voos regulares entre Porto Alegre, Passo Fundo, Santo Ângelo, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Uruguaiana. Embora evite falar sobre as novas cidades que podem ser contempladas, Santa Cruz do Sul está na lista de interesse, através da Azul Conecta – criada no segundo semestre do ano passado, após a compra da Two Flex, especializada em rotas regionais.

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A pista do Aeroporto Luiz Beck da Silva | Foto: Arquivo/Gazeta do Sul

Técnicos da companhia aérea estiveram no município em novembro para uma primeira avaliação. Na oportunidade, foram verificadas questões como estrutura disponível, pista, pátio, segurança e acessos. Depois, um documento foi repassado para a Prefeitura e para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com uma série de melhorias que são necessárias.

A lista inclui o fechamento dos açudes, adaptação de uma área para receber os passageiros, sinalização da pista e até cursos para a Guarda Municipal realizar a segurança no Aeroporto Luiz Beck da Silva. A Prefeitura já estabeleceu um cronograma para a execução das principais intervenções até o meio do ano.

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Avião utilizado pela Azul tem capacidade para nove passageiros | Divulgação/Azul

Assim que os ajustes ocorrerem e com a adesão ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, a Azul pretende anunciar cerca de cinco novos roteiros que passarão a ser oferecidos no Rio Grande do Sul. “Em específico, não falando apenas de Santa Cruz do Sul, mas para qualquer cidade que a gente venha a operar – e eu não posso confirmar se Santa Cruz do Sul está nele ou não –, uma das coisas mais importantes é que o aeroporto seja certificado pela ANAC. Já fizemos a primeira parte que são as missões para conhecer os aeroportos”, revelou Vítor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul, durante coletiva de imprensa na tarde dessa quinta-feira, 4.

O avião a ser utilizado é o Caravan C208B, com capacidade para até nove passageiros. “Estamos falando de uma aeronave com menos complexidade. São vários fatores que podem antecipar ou atrasar. No mundo ideal, estando tudo certo, de 60 a 90 dias a gente consegue começar a operação”, estima o representante da companhia.

O balizamento noturno – necessário para voos durante a noite, também foi apontado pela Azul, mas não seria necessário de imediato em função da projeção de pousos apenas durante o dia em Santa Cruz nesta primeira fase.

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Vídeo de divulgação da Azul mostra aeronave que deve ser utilizada em Santa Cruz

Até meados de fevereiro, a Prefeitura pretende concluir a documentação que precisa ser repassada para a ANAC com as adequações a serem realizadas no Luiz Beck da Silva. Com a autorização da agência para o fechamento do local, o município pode começar as intervenções. A expectativa é de que todos os principais itens estejam contemplados até o fim de junho. A partir de então, a Azul poderia confirmar a nova linha aérea até Porto Alegre.

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