Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estudo

Pesquisadores visitarão 500 casas em Santa Cruz até domingo

Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) visitarão 500 casas santa-cruzenses entre esta sexta-feira, 5, e domingo, 7. As visitas serão realizadas na nova etapa do maior estudo de prevalência do coronavírus na população, o Epicovid-19. A pesquisa é liderada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e passará a ter a aplicação de um novo teste de anticorpos para a Covid-19.

Durante o levantamento, os pesquisadores aplicam um questionário e realizam a coleta de uma amostra de sangue para realização de testes rápidos. Para esta nova fase, vão ser aplicados novos testes de anticorpos: eles oferecem maior precisão para identificar a presença do vírus, especialmente em infecções mais antigas.

LEIA MAIS
Com novo método, pesquisa sobre coronavírus terá mais duas etapas
Pesquisa de prevalência do coronavírus tem mais duas etapas confirmadas

Publicidade

Segundo a Ufpel, o teste tem eficácia de 92% para detectar anticorpos mesmo cinco meses após a infecção. A mesma amostra de sangue será usada em ambos os testes. Outras oito cidades gaúchas receberão os pesquisadores: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana.

A Epicovid teve oito fases realizadas no Rio Grande do Sul e quatro feitas em outros pontos do País em 2020. Segundo a Ufpel, este é o maior estudo de prevalência da doença na população em todo o mundo. Em todo o Estado, serão visitadas 4,5 mil casas até domingo, sendo 500 apenas em Santa Cruz. Na última fase realizada no estado, o estudo mostrou que 1 a cada 72 moradores tiveram contato com o vírus.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.