Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NOVA ENXURRADA

VÍDEO E FOTOS: com chuva forte, Santa Cruz volta a registrar alagamentos

Foto: Alencar da Rosa

Alagamento em 12 de fevereiro de 2021, à margem da BR-471, no quilômetro 122

Choveu forte em Santa Cruz do Sul no início da noite desta sexta-feira, 12. Segundo dados da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, o acumulado até as 20 horas era de 65 milímetros no Centro de Santa Cruz do Sul. Em outros bairros, a chuva foi mais intensa, com 95 milímetros no Universitário e 91 milímetros no Country.

Alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil municipal afirma que trabalha no atendimento aos prejudicados. Quem precisar de apoio, deve entrar em contato pelo telefone 153.


O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz foi chamado para atender casos de alagamentos e queda de árvores. A situação mais grave, de acordo com a corporação, foi de uma residência, localizada nas proximidades do Acesso Grasel, que foi atingida por uma árvore. Até o momento não há registro de pessoas feridas.

Publicidade

Há cerca de duas semanas, no dia 28 de janeiro, Santa Cruz viveu um evento histórico de chuva, com 112 milímetros acumulados em uma hora e estragos por toda a cidade, que levaram a Prefeitura a decretar situação de emergência. Os prejuízos foram estimados em R$ 2,4 milhões.

Cada vez menos raro

No Bairro Universitário, a intensidade da chuva nesta sexta-feira, 12, chegou a ser de 252 milímetros por hora. O professor de agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, relata que episódios com esta intensidade são bastante incomuns: foram 17 registrados desde 2004 em Santa Cruz. No entanto, quatro destas ocorrências se deram nos últimos 13 meses.

A chuva desta sexta, segundo o professor, foi a maior registrada em 24 horas em Santa Cruz do Sul para o mês de fevereiro de 2004 até agora. Também não houve ocorrência tão significativa neste mês entre 1914 e 1968.

Publicidade

LEIA MAIS: Saúde alerta para os riscos de contaminação por leptospirose

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.