Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SURPRESA NA HORTA

Agricultor colhe beterrabas gigantes em Santa Cruz

Foto: Lula Helfer

Eldor e Rosangela, ao lado dos filhos Natália e Felipe, com as beterrabas gigantes

Morador da localidade de Capão da Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul, o agricultor Eldor Vogt, de 47 anos, foi surpreendido nesta semana ao colher em sua horta familiar duas beterrabas gigantes. Uma pesa 4,3 quilos e tem 69 centímetros de circunferência; a outra tem 4,25 quilos e 67 centímetros. Segundo Vogt, o tubérculo, que foi semeado em novembro, teve a primeira colheita no mês passado com a maioria das beterrabas com tamanho e peso desproporcionais – algumas, inclusive, chegando a ter entre um e dois quilos.

“Nos 23 anos em que trabalho e planto aqui, nunca tinha visto uma beterraba chegar a este tamanho. As primeiras que colhi em janeiro já eram grandes, mas estas últimas, que estavam passando do tempo na lavoura, me deixaram sem palavras. Vamos prepará-las e fazer uma salada. Pelo tamanho, com certeza vão render mais de uma refeição,” destaca.


A horta onde as beterrabas foram cultivadas fica na Fazenda Hildebrand, que pertence a Carmen Trigo Alvarez. Na propriedade, que tem a produção focada no milho e na soja, Eldor e a esposa Rosangela Goetz Votg, de 42 anos, junto dos filhos Felipe e Natália, de 9 e 6 anos, também cultivam produtos para subsistência, como aipim, feijão, tomates (cereja, gaúcho e paulista), tempero verde, pimentão, rúcula, repolho, cebola e cenoura. E também as beterrabas, que são da qualidade redonda.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Renda do tabaco permite que família invista na fruticultura em Santa Catarina

Apesar do aspecto exuberante do vegetal, Vogt garante não utilizar agrotóxicos ou outros insumos químicos, apenas adubação natural, o que fez com que outras hortaliças também apresentassem tamanhos acima do normal. “Antes utilizávamos somente o adubo químico, mas depois que substituímos pela cama de aviário, que é o esterco de galinha misturado com serragem, observamos que, além de serem mais saudáveis, estes alimentos estão com uma qualidade melhor”, relata. “Colhemos tomates e um único fruto chegou a pesar 400 gramas. E as cebolas brancas e roxas também estão bem graúdas.” A irrigação da horta é feita com a água de um poço artesiano existente na propriedade.

Curiosidade

Segundo o site RankBrasil, que coleta recordes pelo País, a maior beterraba registrada no Brasil foi colhida no Paraná, em 2012, com 5,27 quilos e 60 centímetros de circunferência. O legume foi cultivado na horta de José Jambinski, em Rio Branco do Sul. Esta foi a segunda vez que o agricultor entrou para o RankBrasil. Na primeira, em 2011, foi com uma beterraba de 2,45 quilos. Depois disso, uma beterraba 6,8 quilos foi colhida no Rio Grande do Sul, na casa do padeiro Paulo Rodrigues, de 66 anos, que mora em Uruguaiana. A família inscreveu a raiz na competição, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Repolho de quase 7 quilos é sorteado na programação da Rádio Gazeta

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.