Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FOLIA ONLINE

Escolas de samba mantêm o Carnaval pela internet

Sem poder realizar eventos de aglomeração neste Carnaval, pelo menos duas escolas de samba de Santa Cruz do Sul investiram na produção de conteúdo digital para as redes sociais. Acadêmicos do União e Imperadores do Ritmo, contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc – criada para socorrer projetos culturais –, pensaram alternativas para o “Carnaval em casa” de 2021.

Em comemoração aos 98 anos, que serão celebrados em julho, a Acadêmicos do União criou uma série de conteúdos para internet. A diretora de Projetos Culturais Marta Nunes explica que desde 2008 a escola realiza ações para a divulgação da cultura do Carnaval. “Como fomos contemplados com estes recursos da lei, e precisávamos dar uma contrapartida, pensamos em criar um conteúdo para marcar a comemoração”, detalha.

LEIA TAMBÉM: Carnaval da pandemia terá lives, reprises e até ‘apuração fake’

Publicidade

Marta diz que os recursos captados via Aldir Blanc foram usados para quitar parte das despesas da entidade, que ficou sem atividade nenhuma durante o ano passado. “O último evento foi a Descida da Júlio, em março, antes do fechamento de tudo por causa da pandemia”, explica.

Na parceria com uma produtora e contando com voluntários da própria escola, eles criaram uma sequência de seis vídeos. Três sobre bateria e história do samba e três ensinando a produzir adereços de Carnaval – um deles, com materiais recicláveis. “Os vídeos estão sendo lançados um por dia no nosso canal no YouTube e, após, compartilhados nas redes sociais”, convida a diretora.

Quem também investiu na produção online é a Escola de Samba Imperadores do Ritmo. A agremiação, que em março completará 16 anos de atividades, prepara uma live-show com vários membros da escola. “Será no dia 14 de março, um dia antes do aniversário. Teremos bateria, mestre-sala, porta-bandeira e passistas da escola”, antecipa o diretor de Carnaval da Imperadores, Edinei Martins.

Publicidade

A live 16 da Imperadores será transmitida pelos perfis das redes sociais da escola de samba. A entidade também criou máscaras para a comemoração, que podem ser encomendadas pelo Facebook da escola de samba.

LEIA MAIS: Confira como vão funcionar os serviços no Carnaval

Expectativa para 2022

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Paulo Henrique Ipê da Silva, conta que o próximo ano deve ser promissor para a folia de momo no município.

Publicidade

Ele diz que a entidade já abriu o diálogo com o Município, tanto que Poder Público e escolas de samba devem começar a trabalhar no projeto do próximo Carnaval já no mês de março. “Já estivemos reunidos na Secretaria Municipal de Cultura e estamos com uma agenda confirmada para março, a fim de dar a largada para o próximo Carnaval”, antecipa Silva.

O presidente revela que a associação também recebeu recursos da Lei Aldir Blanc e deverá promover cinco oficinas de Carnaval em escolas municipais de Santa Cruz do Sul. A data de realização desses eventos ainda depende do retorno das aulas e das regras sanitárias para este tipo de atividade. “A ideia é retomar a cultura do Carnaval de rua em Santa Cruz do Sul. Estamos muito empenhados para isso”, complementa o presidente.

LEIA TAMBÉM: Pandemia cancela carnaval de rua em Santa Cruz pelo segundo ano

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.