DISTANCIAMENTO CONTROLADO 19/02/2021 19h38 Atualizado às 09h28

Entenda o que muda se a bandeira preta for confirmada na região

Região de Santa Cruz recebeu classificação de risco altíssimo pela primeira vez nesta sexta-feira

A região de Santa Cruz do Sul foi classificada na bandeira preta do distanciamento controlado pela primeira vez nesta sexta-feira, 19. O governador Eduardo Leite divulgou o mapa preliminar do sistema em uma transmissão por vídeo, no início da noite. Outras dez regiões do Estado estão também na classificação de risco altíssimo e as dez demais estão na bandeira vermelha, de risco alto. É o contexto mais grave apresentado pelo mapa desde o início do modelo.

A região poderia apresentar um plano para a gestão compartilhada (cogestão) do distanciamento controlado e, com isso, adotar os protocolos da bandeira vermelha ou regras intermediárias entre as classificações de risco alto e altíssimo. Atualmente, os municípios têm autorização apenas para usar a cogestão quando classificados nas bandeiras laranja ou vermelha.

No entanto, Leite afirmou que vai discutir na segunda-feira, em reunião com a Famurs, a suspensão da cogestão. Se isso se confirmar, valeriam os protocolos de bandeira preta, com fechamento de todo o comércio não essencial, entre outras restrições (veja abaixo).


LEIA MAIS: AO VIVO: região de Santa Cruz é classificada com bandeira preta pela primeira vez

Os municípios da região também podem tentar reverter a classificação por meio da apresentação de um recurso, ao longo do fim de semana. A análise dos apelos é feita na segunda-feira e as bandeiras entram em vigor na terça, dia 23.

O que muda com a bandeira preta

  • Todo o comércio não essencial é fechado
  • Restaurantes voltam a ficar impedidos de oferecer buffet
  • Somente restaurantes à beira de rodovias podem ter consumo no local. Os demais, podem vender somente por telentrega, drive-thru e pague e leve. O mesmo vale para lancherias e bares
  • Construção Civil pode funcionar com no máximo 75% dos trabalhadores, com distanciamento e uso de máscara
  • Atendimento é suspenso em cinemas, parques temáticos, casas de shows, bibliotecas
  • Todos os tipos de eventos ficam proibidos
  • Celebrações religiosas só podem ocorrer por transmissão em vídeo
  • Bancos e lotéricas podem empregar, no máximo, 50% dos trabalhadores e podem oferecer atendimento presencial somente individual e por agendamento prévio
  • Salões de beleza e barbeiro devem fechar
  • Academias e quadras esportivas fecham
  • Fica proibida a permanência em parques, praças e praias
  • Transporte público municipal tem ocupação limitada a 50%

Todo os protocolos do sistema, por bandeira, podem ser encontrados no site do Distanciamento Controlado (acesse aqui).

Retorno das aulas presenciais suspenso

Eduardo Leite também afirmou, na transmissão desta sexta-feira, 19, que nas regiões com classificação em bandeira preta está suspensa a retomada das aulas presenciais. As atividades podem ter sequência de forma remota. Muitos municípios previam o retorno para a próxima semana.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS