Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MOBILIZAÇÃO

Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais será em Passo do Sobrado

Foto: Rodrigo Nascimento

Em 2020, encontro ocorreu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul

O 26º Encontro Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais acontece no dia 8 de março, no Recanto Itacolomy, em Passo do Sobrado. Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a programação deste ano será realizada no formato híbrido, com um número reduzido de pessoas no presencial e transmitida ao vivo nas plataformas digitais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, para evitar aglomerações. O evento, cujo tema é “O protagonismo da mulher junto à agricultura familiar”, terá início às 8 horas com recepção e acolhida. Logo após, serão abordadas questões sobre a importância da mulher no campo como empreendedora, saúde mental e comunicação não violenta. O encerramento ocorre ao meio-dia, com almoço.

Em entrevista à Rádio Gazeta, a coordenadora regional da Comissão de Trabalhadoras Rurais, Salete Faber, explicou que a mobilização diferente de anos anteriores, que costumava reunir um público de aproximadamente cinco mil pessoas com caravanas de diversos municípios, teve de se adaptar em razão da pandemia. “Não podemos ser imprudentes e ir contra os protocolos de saúde. Desta forma, optamos por não fazer um evento nesta proporção, mas reunir somente aquelas que compõem a comissão regional de mulheres trabalhadoras sindical, que são duas mulheres por sindicato. E, como nossa regional tem 10 sindicatos em 16 municípios, serão em torno de 30 pessoas presentes”, esclarece.

LEIA MAIS: Trabalhadoras rurais participam de encontro regional no Parque da Oktoberfest

Publicidade

Salete destaca ainda que a intenção é valorizar as mulheres do campo, apresentando-as como protagonistas das propriedades rurais. “Queremos ressaltar a luta que essas mulheres trabalhadoras tiveram para reivindicar os benefícios que nós hoje estamos recebendo. Então, não podemos deixar a data passar em branco. Estaremos em número reduzido, mas em porções gigantescas” afirma.

Além desta mobilização, a coordenadora esclarece que atividades individuais e em pequenos grupos deverão ocorrer nos sindicatos da região, com a intenção de aproximar as trabalhadoras do campo que vivem em regiões distantes e acompanhar de perto sua realidade e seus anseios. “Com a pandemia, algo que nos preocupou bastante no processo de isolamento foi a questão da saúde mental. Pois quando falamos no meio rural, na maioria das vezes estamos falando de uma população idosa e muitas de suas atividades de lazer e entretenimento eram realizadas na própria comunidade, como jogos, grupos de mulheres e outros, e hoje isso não existe mais por questões sanitárias”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Depois de 14 anos, prédio do Poder Legislativo de Passo do Sobrado é inaugurado

Publicidade

Em 2022, evento deve ser presencial

Para a próxima edição, a Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais pretende dar seguimento à programação em Passo do Sobrado, município sede do evento este ano. No entanto, a intenção é realizar as atividades no formato presencial, com caravanas de trabalhadoras do campo de toda a região. No ano passado, Santa Cruz do Sul foi o município sede da 25ª edição. O evento realizado no Parque da Oktoberfest reuniu cerca de cinco mil pessoas e contou com uma programação variada, com apresentações artísticas, discussões sobre temas específicos e a participação de agroindústrias com produtos alimentícios e artesanais, comandadas exclusivamente por mulheres, além de outras atrações.

LEIA TAMBÉM: Evento no domingo espera 5 mil trabalhadoras rurais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.