Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atenção

Santa Cruz reforça atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19

Foto: Alencar da Rosa

Com o aumento no número de casos de coronavírus e a classificação da região como bandeira preta no mapa de Distanciamento Controlado, Santa Cruz do Sul reforçou os serviços de atendimento. O objetivo é atender pessoas com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19.

LEIA MAIS: Com esgotamento da capacidade, hospitais alteram atendimentos

Confira como ficam as alterações:

Sentinela
Uma das medidas da Secretaria de Saúde foi criar as Unidades Sentinela, que funcionarão com horário estendido, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 19 horas, a partir de quarta-feira, 24. Essas unidades atenderão exclusivamente usuários com problemas respiratórios. São elas as ESFs Senai, Arroio Grande, Cristal Harmonia, Cohab e Margarida Aurora. Nestas cinco Unidades Sentinela, portanto, estão suspensos os atendimentos eletivos. As gestantes dessas unidades devem agendar o atendimento com enfermeiro. Serão mantidos o teste do pezinho, bem como as aplicações de vacina mensais e trimestrais. Quanto aos curativos em pacientes crônicos, a orientação é de que retirem o material nas unidades de saúde, para fazerem o procedimento em seu domicílio. Em casos de urgência, haverá o acolhimento e será dado o direcionamento adequado ao paciente.

Unidades do interior
As unidades de saúde de Linha Santa Cruz, Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho e Alto Paredão deverão atender seus pacientes sintomáticos na própria unidade. Já os usuários das ESF Pedro Eggler e Linha Monte Alverne deverão procurar atendimento no Ambulatório de Campanha ou UPA do Esmeralda. A mesma orientação é para os usuários do Ambulatório Central, ESF Progresso e ESF Esmeralda I e II.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Após novo decreto, confira o que muda a partir desta terça

Ambulatório de Campanha
O período de atendimento passará a ser das 7 horas à meia-noite.

Mais uma equipe no HSC
O Hospital Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura, terá mais uma equipe para atendimentos respiratórios, no período das 19 horas às 23 horas.

Publicidade

Funcionamento das demais unidades
Ficam suspensos os atendimentos noturnos, as reuniões de equipe, contagem de estoque e exames pré-câncer. Suspensas também as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, sendo que, em turnos alternados, somente 50% dos agentes devem ficar à disposição na unidade. A sala de vacina permanecerá em funcionamento.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.