Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Em 11 dias, casos ativos de Covid aumentam 17 vezes em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

A escalada crescente de novos casos de contaminação com o coronavírus causa preocupação em Santa Cruz do Sul. Na última atualização, divulgada nessa terça-feira, 23, pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de registros é assombroso. Da última sexta-feira, 19, até terça, a quantidade de novas infecções foi de 1.155. Uma falha na base de dados da Secretaria Estadual de Saúde não permitiu a atualização dos números durante o fim e o início da semana, o que resultou em um número bem maior de registros.

No entanto, quando a quantidade de casos ativos é comparada com a média dos últimos 11 dias, o resultado é ainda mais preocupante. No dia 12 deste mês, o número de pacientes em isolamento domiciliar em Santa Cruz do Sul, por causa da infecção, era de 80. Na tarde de terça, contudo, 1.464 pessoas encontravam-se em isolamento, 17 vezes mais do que há pouco mais de uma semana.

LEIA TAMBÉM: Estado publica decretos com novas restrições para combate à pandemia

Publicidade

O número de mortos também cresceu. Foram cinco, elevando para 61 o número de óbitos desde o início da pandemia. A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, diz que o cenário atual já era esperado pela pasta, mas para as próximas semanas, como reflexo do feriado prolongado de Carnaval. “Isso mostra que este grande número de casos diz respeito à ação da comunidade, que se descuidou do uso de máscara, do distanciamento e das medidas de segurança”, adverte.

Daniela explica que a conscientização de que o vírus é real e pode debilitar muito quem está contaminado é a única atitude para frear o crescimento diário de casos. “A população precisa ajudar. Esta é uma situação que só muda quando todos se comprometem com os cuidados e com a proteção uns dos outros”, ressalta a secretária.

LEIA MAIS:
Santa Cruz registra mais cinco óbitos por Covid-19 e número chega a 61
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.