Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Ano letivo em Santa Cruz começa nesta quarta, mas com alterações

Foto: Rafaelly Machado

Crianças de zero a 3 anos voltam a ser atendidas em Emeis e instituições conveniadas

Desde terça-feira, 23, a região de Santa Cruz do Sul, classificada em bandeira preta, passou a adotar os protocolos da bandeira vermelha do sistema de distanciamento controlado. A medida permite a flexibilização das restrições. Na área da educação, a partir desta quarta-feira, 24, as crianças de 0 a 3 anos voltarão a ser atendidas em 20 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) de Santa Cruz e também nas 14 instituições de ensino conveniadas. De acordo com as regras estabelecidas pelo decreto do governo do Estado, a orientação é de que, em todos os espaços que as crianças frequentarem, inclusive em sala de aula, o distanciamento entre as classes, carteiras e similares deverá ser de 1,5 metro.

Nas Emeis de Santa Cruz será adotado o modelo de alternância; ou seja, um grupo frequenta a escola nesta semana, outro na próxima, e assim sucessivamente. As matrículas para Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorrem desta quarta-feira, 24, a 5 de março, e os pais deverão entrar em contato com a escola para agendar o horário. Já nas aulas da Pré -Escola (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, o retorno será em 8 de março.

LEIA MAIS: Aulas presenciais ficam suspensas em Santa Cruz

Publicidade

Contudo, não há obrigatoriedade de retorno para os estudantes, apenas para os trabalhadores da educação. Em relação aos alunos, cada família optará se seus filhos deverão ou não ter aulas no presencial. A Secretaria de Educação informou que os pais favoráveis deverão assinar termo autorizando o retorno do filho ou se comprometendo com as atividades em casa, por meio de ensino remoto.

O secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, ressaltou a importância da retomada no ensino e destacou que é imprescindível haver união. “É um retorno desafiador para toda a comunidade escolar. Teremos adversidades, mas, juntos, certamente chegaremos a um bom termo. Precisamos mais do que nunca nos unir”, frisou.

LEIA MAIS: Estado publica decretos com novas restrições para combate à pandemia

Publicidade

RAIO-X DA EDUCAÇÃO

Escolas estaduais
As aulas seguem o calendário já programado, mas podem sofrer alterações de acordo com o cenário de infecção da Covid-19. O ano letivo vai começar em 8 de março, no modelo híbrido semanal, com alternância entre os grupos (uma semana na escola e outra em casa) – plataforma Google Sala de Aula. No dia 8, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5° ano); no dia 11, 6º ao 9º ano; e no dia 15, Ensino Médio e Técnico.

Instituições particulares
As aulas presenciais para alunos da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos da rede privada estão liberadas. Já para os demais níveis de ensino, as atividades em sala de aula seguem proibidas em regiões com bandeira preta. De acordo com o decreto do governo do Estado, as prefeituras não poderão alterar essas regras, uma vez que o ensino não está contemplado nas medidas de flexibilização permitidas pelas regras de cogestão regional.

Publicidade

Mauá – Os alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental retornam às aulas presenciais a partir desta quarta. Conforme o diretor da escola, Nestor Raschen, a instituição aguarda a volta da região à bandeira vermelha (com regras da bandeira laranja pelo plano de cogestão) para a retomada das demais turmas, conforme estava programado até a última sexta-feira, 19. Na terça-feira, o Mauá iniciou as atividades de forma remota junto a todos os estudantes do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, por meio da plataforma Plurall. A escola seguirá oferecendo essa modalidade de ensino para as famílias que optarem por não levar os seus filhos, em qualquer nível de ensino.

Educar-se – As aulas para os Anos Finais (do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio) tiveram início na terça, apenas no formato remoto (aulas virtuais). Elas seguirão nesse formato até que haja mudanças nos decretos. Nesta quarta, os estudantes da Educação Infantil e do 1° e 2° anos dos Anos Iniciais do Fundamental retornam às aulas presenciais. Eles terão aulas todos os dias, sempre respeitando os protocolos de segurança.

LEIA MAIS: Após novo decreto, confira o que muda a partir desta terça

Publicidade

Colégio São Luís – Educação Infantil e 1º e 2° anos do Ensino Fundamental retornam nesta quarta, em grupos únicos com atendimento presencial todos os dias. Do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, as aulas serão remotas (atividades de casa). Além do materiais que serão entregues por meio do drive-thru, a plataforma Marista Virtual 3.0 será utilizada para as trocas entre professor e estudante, as lives acontecem no Microsoft Teams.

Unisc – O ano letivo tem início na segunda-feira, 1º de março. Os módulos/disciplinas teóricos e teórico-práticos ocorrerão por meio do ensino remoto. De acordo com os protocolos do governo do Estado, para a bandeira preta, somente atividades práticas essenciais para a conclusão de curso na área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão) poderão ocorrer de forma presencial – considerando conclusão do curso os dois últimos anos. Durante a vigência da bandeira preta, as formaturas serão organizadas somente na modalidade Gabinete, sem convidados. Assim, estão suspensas as modalidades de drive-thru/in e de auditório.

LEIA TAMBÉM: Após revisão, Prefeitura apresenta nova lista de contemplados com vagas em Emeis

Senac – As aulas começaram na terça de modo virtual, observando as regras dos decretos estadual e municipal. O momento inicial foi de acolhimento, com a diretora Daniela Laner e a pedagoga, Niqueli Streck. O material didático do Senac é disponibilizado de forma virtual através da Plataforma Plural. Quanto à retomada das aulas presenciais, a instituição se organiza para que, tão logo autorizado o presencial, os estudantes possam estar na escola.

Publicidade

Dom Alberto – A escola segue o calendário programado para o início do ano letivo. As aulas começaram na terça. Nesta primeira semana, os alunos terão aulas remotas com utilização de formatos de aulas síncronas (em tempo real, com maior interação com o professor e colegas) e assíncronas (sem a necessidade de interação em tempo real, permitindo que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independentemente do horário ou local. Exemplo disso são as videoaulas). A instituição observa o cenário dos próximos dias, para que o retorno presencial seja retomado com segurança para a comunidade escolar.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.