Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

Aumento de internações deixa hospitais da região no limite da capacidade de atendimento

Foto: Alencar da Rosa

A situação segue preocupante nas principais casas de saúde da região. Nos hospitais Ana Nery, de Santa Cruz do Sul; e Bruno Born, de Lajeado, não há vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. No hospital Santa Cruz, os 15 leitos estavam ocupados no começo da tarde desta quarta-feira, 24. Em Venâncio Aires, no São Sebastião Mártir, são 12 internações, quatro acima da capacidade montada para a pandemia; e no Hospital de Caridade e Beneficência (HBC), de Cachoeira do Sul, há uma vaga apenas.

LEIA MAIS: Ana Nery discute ações emergenciais após superlotação por causa do coronavírus

Segundo o administrador do São Sebastião Mártir, Luis Fernando Siqueira, não há mais espaço para ampliação de leitos. Boa parte da área de atendimento do pronto-socorro 24 horas foi desativada, e apenas casos graves estão dando entrada na casa de saúde. “Essa foi a última possibilidade de ampliação. A partir de agora, se o número continuar crescendo, teremos que transferir doentes”, frisou.

Sem UTI, o Hospital Dr. Anuar Elias Aesse, de Boqueirão do Leão, trabalha muito além da capacidade. O gestor Alessandro Weber conta que a casa de saúde tem quatro leitos clínicos para atendimento à Covid-19. No entanto, está com 16 pacientes, ou seja, quatro vezes mais do que poderia. “É impressionante a velocidade com que os casos têm aumentado e o estado dos pacientes. As pessoas ficam muito debilitadas, necessitando mesmo de cuidados.”

Publicidade

LEIA MAIS: Com esgotamento da capacidade, hospitais alteram atendimentos

Weber ressalta que na fila para UTI, até a tarde dessa terça-feira, 23, havia um paciente. Na madrugada do último domingo, um homem de 46 anos morreu aguardando a transferência. Há internações em Lajeado, Estrela, Caxias do Sul, Ijuí e Santa Cruz do Sul. “Estamos com sete funcionários afastados. Dois médicos, dois da enfermagem e três da administração e higiene. Está ficando muito difícil a situação no município”, alertou.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.